O que é intenção de busca em SEO e qual a sua importância?

Intenção de busca é um termo que descreve o objetivo geral de uma pesquisa. Ela explica porque alguém digitou determinado termo no Google. Por exemplo, quem pesquisa por “loja de bicicleta” quer comprar algo e quem pesquisa sobre “o que é marketing digital” quer aprender algo novo.

O objetivo do Google é sempre atender à intenção de busca, pois ela indica quais informações são as mais relevantes para aquela pessoa. Quando alguém digita “loja de bicicleta”, o buscador exibe uma lista de lojas próximas, com informações de contato e avaliações. Quando digita “o que é marketing digital”, aparecem guias completos com os principais conceitos. 

Nos casos acima, a intenção de busca é bastante clara – basta ler as palavras-chave para ter uma ideia. Em outras situações é mais difícil de identificar. 

Por que a intenção de busca é importante para SEO?

A intenção de busca é um dos principais elementos de SEO. Isto ocorre pela forma como o Google funciona: se ele não exibisse resultados relevantes, as pessoas parariam de usar. 

Por isso, o Google tenta sempre “encurtar” o caminho das pessoas até as informações que elas procuram. Isso ocorre de várias formas: às vezes é por meio de resultados ricos, às vezes por apresentar as páginas boas páginas nas primeiras posições. 

“Boas páginas”, nesse caso, são páginas confiáveis, que publicam conteúdo útil e que correspondem à intenção de busca. 

Quanto mais você entende o conceito, mais fácil fica:

  • Fazer pesquisas de palavra-chave e definir quais termos priorizar;
  • Criar conteúdo de valor e organizar as páginas de modo que elas atendam aos interesses dos visitantes;
  • Definir os principais “alvos” de uma estratégia  de SEO – se você quer aumentar vendas em um e-commerce, faz pouco sentido investir a maior parte do esforço em palavras-chave sem intenção de busca de compra;
  • Melhorar a visibilidade geral do site, através da criação de páginas que o buscador e os visitantes considerem úteis.

Quais são os tipos de intenção de busca?

As definições mais comuns sobre tipos de intenção de busca são:

  • Informacional: a pessoa quer informação sobre algum assunto. Pode ser a resposta para uma pergunta específica, aprender a resolver um problema ou se aprofundar em algum tema. Por exemplo, “o que é intenção de busca” ou “como criar conteúdo para SEO”;
  • Navegacional: a pessoa quer acessar um site, mas não sabe qual é a URL exata, ou acha mais rápido digitar o termo no Google do que abrir o site. Por exemplo, “Instagram Metallica”, para ver o perfil da banda;
  • Comercial: a pessoa quer pesquisar informações antes de fazer uma compra ou serviço, pois ainda não tomou a decisão. Por exemplo, “melhores fones de ouvido de 2024”;
  • Transacional: a pessoa está pronta para comprar e está buscando a melhor loja. Por exemplo, “comprar Nintendo Switch”.

Basicamente todas as palavras-chave estão em um destes grupos, mas pode haver algumas variações de nome. Por exemplo, alguns profissionais de SEO consideram “comercial” e “transacional” como sinônimos, outros fazem a diferenciação.

Na prática, as pessoas usam buscadores quando querem descobrir algo novo; chegar a algum lugar ou comprar um produto ou serviço. 

E se for uma palavra-chave muito ampla?

Quando uma busca for muito geral, o Google exibirá diferentes tipos de resultados, pois é impossível determinar a intenção exata.

Para ilustrar, vamos analisar a pesquisa por “tricô” no Google. Só com esse termo, não dá para saber se a pessoa quer aprender a fazer tricô, se está procurando materiais ou se está procurando uma loja específica.

Nestes casos, o Google traz resultados mais abrangentes, como:

  • Vídeos com dicas de tricô para iniciantes;
  • Definições sobre o que significa a palavra;
  • História do tricô;
  • Fotos de roupas feitas usando a técnica;
  • Informações sobre cursos de tricô.

Como descobrir a intenção de busca de uma palavra-chave?

Uma das principais formas de descobrir a intenção de busca é pesquisar a palavra-chave no Google. Observe quais são os primeiros resultados e quais recursos aparecem na pesquisa. Eles indicam como o Google lê o interesse dos visitantes naquele termo.

Por exemplo: se aparecem produtos do Google Shopping, é comercial ou transacional, e se aparece um trecho em destaque, é informacional.

Em algumas buscas, as próprias palavras que compõem o termo pesquisado indicam qual é a intenção. Por exemplo, “comprar tênis de corrida” mostra interesse comercial e “limpar tênis de corrida” mostra interesse informacional. 

O que são os “3 C” da intenção de busca?

“3 C” é uma estratégia para adaptar conteúdos à intenção de busca. É um termo em inglês para ilustrar o processo de analisar os resultados da SERP antes de criar um conteúdo

Pesquise a palavra-chave no Google e analise o seguinte sobre os resultados da primeira página: 

  • Tipo do conteúdo (Content type): o tipo de conteúdo que mais aparece, como páginas de blog, landing pages ou páginas de produto;
  • Formato do conteúdo (Content format): é a organização do conteúdo dos primeiros resultados. Se são tutoriais, se inclui avaliações de produtos, se compara com outros, se são textos com listas, entre outros;
  • Ângulo do conteúdo (Content angle): são os diferenciais que os conteúdos apresentam, ou as informações mais importantes sobre um assunto. Pode ser um benefício de um serviço ou as características de um produto.

Em geral, se uma página aparece na primeira página de resultados, ela está atendendo à intenção de busca de alguma forma. Avaliando o que já está na SERP, você tem algum direcionamento para criar ou editar suas páginas.