O que é e como funciona o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta que mostra os assuntos que estão em alta com base nas pesquisas do Google. Ele tem bastante valor em projetos de SEO, especialmente para portais de notícias, pois permite acompanhar tendências ao longo do tempo e praticamente em tempo real.

Mas será que ele mostra literalmente todas as pesquisas feitas no Google? Ele avalia dados de imagens e YouTube também? Como esses dados são processados? E como interpretar as informações e relatórios que são exibidos?

Essas dúvidas são comuns, por isso o Google criou uma série de vídeos para explicar como o Trends funciona e como usar cada recurso. Veja abaixo as traduções, com gráficos (e pitacos da equipe da SEO Happy Hour).

Daniel Waisberg, porta-voz do Google, explica que a definição técnica do Trends é “uma amostragem aleatória, agregada, anônima e categorizada de pesquisas do Google”.

Isso quer dizer que a ferramenta:

  • Não exibe literalmente todas as perguntas do Google;
  • Não serve para saber quantas vezes um tema é pesquisado por dia ou por mês no Google;
  • Não dá análises de volume de busca de palavras-chave.

Ou seja, não é possível usá-lo da mesma forma que o planejador de palavras-chave do Google ou ferramentas de SEO para pesquisas de palavras-chave, como Semrush.

Ao invés disso, a ferramenta serve para acompanhar a popularidade de temas com base em amostragem estatística. 

Para entender esse funcionamento em detalhes, é preciso conhecer alguns conceitos básicos, como amostragem aleatória e normalização. 

Amostragem aleatória

As pessoas fazem bilhões de pesquisas no Google todos os dias. Seria muito trabalhoso processar tantos dados, então o Google olha para uma amostragem estatisticamente relevante.

Ou seja, o Google seleciona uma porção de pesquisas que é representativa do todo, escolhendo de forma aleatória os dados processados.

É assim que os dados estão disponíveis praticamente em tempo real, sobre qualquer assunto que você digite no Google Trends.

representação de amostragem aleatória realizada pelo google trends

Limpeza e agregação de dados

É um processo para remover “ruído” dos dados e garantir a privacidade das pesquisas. 

Ao selecionar os pesquisas para a amostragem aleatória, o Google ignora propositalmente alguns tipos de pesquisa:

  • Termos que são pesquisados de forma muito específica, como nomes próprios de pessoas não-famosas;
  • Pesquisas repetidas feitas pela mesma pessoa em um curto espaço de tempo. Pensando em avaliar tendências e popularidade de um assunto, elas podem ser “agregadas” de forma única. 

Normalização de dados

A normalização facilia a comparação de dados.

“Para cada combinação de termos, olhamos para o período de tempo, localização e outros parâmetros que estimam o número de ocorrências de um termo”, explica Daniel. “Depois, dividimos isso pelo total de pesquisas para o mesmo parâmetro, sem o termo”.

O Google faz isso para cada pico no gráfico – veja na imagem abaixo, para as Olimpíadas.

O ponto mais alto é o número “100”, presente na imagem em 30 de julho de 2024. Todos os outros dados são ajustados em relação a esse valor. 

Assim, podemos comparar mais facilmente a popularidade de um termo. No caso, notamos que o interesse pelas Olimpíadas no Brasil cai durante a madrugada, cresce nas manhãs, e atinge seu pico à tarde.

gráfico mostrando a popularidade do termo 'olimpiada' no google trends nos dias 30 e 31 de julho de 2024

O Trends tem vários recursos úteis para acompanhar o histórico de pesquisas sobre um assunto. É possível:

  • Observar flutuações na popularidade de palavras-chave e tópicos;
  • Customizar datas para ver o histórico dos últimos 20 anos;
  • Analisar dados de diferentes produtos Google, como Pesquisa, Imagens, Notícias, Shopping e YouTube;
  • Descobrir assuntos em alta em tempo real.

Para as Olimpíadas, o Google preparou uma série de “estudos de caso” interessantes e que mostram o potencial do Trends. Há várias páginas sobre cada esporte, com informações como:

  • Pesquisas mais frequentes sobre cada esporte;
  • Países onde cada esporte é mais popular;
  • Atletas mais populares de cada modalidade;
  • Seleções mais pesquisadas.

Enquanto este post estava sendo escrito, vôlei era o esporte mais popular na Eslovênia e o país mais interessado em surfe era a Polinésia Francesa. 

Palavras-chave e entidades

Um detalhe importante sobre o Google Trends é que o Google trabalha com uma distinção entre termos de pesquisa e tópicos.

Termos de pesquisa são o equivalente às palavras-chave para SEO. São os termos exatos que as pessoas digitam no Google quando querem saber algo, como “capuccino”.

Os tópicos são grupos de termos de pesquisa relacionados. Daniel os define como “grupos de temas relacionados a uma entidade

Uma curiosidade é que os tópicos incluem todas as variações dos termos de busca, como palavras relacionadas, erros de digitação, acrônimos, e cobrem todos os idiomas.

O funcionamento com base em entidades permite diferenciar palavras iguais com significados diferentes. Por exemplo, se você digitar “alphabet”, consegue separar resultados sobre o alfabeto, alfabetização e Alphabet Inc., a empresa dona do Google.

termo "alphabet no google trends, com linha para termo exato, alfabetização, e empresa alphabet

Ao fim do vídeo, Daniel Waisberg indica três pontos principais sobre o Google Trends:

  • Ele não trabalha com volume de busca, então você não pode saber exatamente quantas pessoas pesquisam sobre um assunto;
  • Os resultados são normalizados em um sistema de pontuação de 0 a 100;
  • Você deve usar o Trends para entender a popularidade de termos ou tópicos.

Veja a explicação em vídeo abaixo (em inglês).

Uma das principais funcionalidades do Google Trends é a possibilidade de comparar dados. É possível analisar o histórico de assuntos em alta durante o tempo, ou comparar diferentes temas e termos de busca.

Inclusive, em agosto de 2024 o Google Trends atualizou a tela de assuntos em alta. A partir dela, diversas novas informações estão disponíveis, além de a interface estar atualizada e mais moderna.

O processo básico é acessar a página inicial do Trends e digitar um termo de busca, como “cappuccino”. Depois, basta clicar em “comparar” para adicionar outros termos relacionados, como espresso. É possível adicionar até cinco expressões. 

exemplo de gráfico do google trends para o termo cappuccino

Mas, como fazer essas comparações da forma correta? E como filtrar os resultados?

Daniel Waisberg, porta-voz do Google, e Hadas Jacobi, engenheira do Google Trends, respondem a estas e outras perguntas no segundo vídeo da série sobre a ferramenta. 

Comparando tendências para termos e tópicos

É importante sempre comparar tópicos com outros tópicos e termos de busca com outros termos de busca. Se você misturar, pode ter comparações incorretas, já que tópicos são bem mais amplos.

Por exemplo, se você comparar o termo “café” com o tópico “café”, o gráfico para o tópico ficará em evidência, pois agrega vários termos relacionados, como cada diferente tipo de bebida.

Quando você tenta comparar tópicos e termos de pesquisa, o Trends exibe uma observação sobre os dados. A mensagem direciona para uma página de ajuda sobre tópicos e termos de pesquisa.

exemplo de comparação de termo de pesquisa e tópico no google trends

Atualmente o Google Trends tem quatro filtros diferentes, com detalhes específicos para cada assunto.

Localização

Como o nome sugere, seu objetivo é limitar os resultados dos termos comparados para cada região.

É possível ver dados globais, para cada país ou sub-região. No Brasil, as sub-regiões são os estados.

Tempo

É um filtro que permite observar as tendências ao longo de anos ou meses.

As opções são dados da última hora; dia anterior; por semana; mês; ano; 3 meses; 1 ano; 5 anos; ou o histórico completo (com dados desde 2004).

Categorias

Cada tópico ou termo de busca está associado a diferentes áreas. Através do filtro de categoria, você pode ver as categorias que mais lhe interessam.

No caso de cappuccino, aparecem várias categorias diferentes, como: casa e jardim; finanças; bebidas; compras; comunidades online; hobbies e lazer; entre várias outras.

Algumas parecem não fazer sentido, mas elas relacionam “bebida café” com diversos assuntos diferentes:

  • Para “finanças”, mercado cafeeiro no Brasil;
  • Para “comunidades online”, marcas específicas de café;
  • Para “casa e jardim”, eletrodomésticos para fazer cappuccino em casa;
  • Para “hobbies e lazer”, receitas de cappuccino caseiro.

Sempre que você pesquisar uma categoria, recomendamos rolar a página até o final, para ver os assuntos relacionados e pesquisas relacionadas. Essas informações te ajudarão a entender o contexto do termo em cada categoria.

Cada categoria também tem uma série de subcategorias. Por exemplo, casa e jardim tem “aparelhos domésticos” e “lavanderia”.

Vale destacar que nem sempre o Google Trends é esperto na definição de subcategorias. Por exemplo, ele relaciona “café” e “lavanderia” por causa de termos como “misturador”. 

💡 Esses detalhes não estão no vídeo da equipe do Google, mas é importante que você saiba para analisar os dados de forma correta no Trends.

Propriedade do Google

É um filtro para limitar a pesquisa de acordo com os vários produtos do Google – Pesquisa Orgânica, Imagens, Notícias, Shopping e YouTube. 

Se você deixar esse campo em branco, aparecerão dados de todos os produtos ao mesmo tempo. 

Analisando os resultados

Depois de selecionar todos os filtros, você pode começar a analisar os resultados. Quando você compara diferentes termos, a tela fica assim:

comparação entre os tópicos cappuccino, latte e espresso no Google Trends, com gráfico de linhas em 3 cores

No cantinho da tela, tem um gráfico de barras. Ele mostra a o interesse médio sobre cada termo, com uma visão geral sobre os assuntos comparados.

O gráfico de linhas apresenta a visão detalhada sobre cada um dos termos. Analisando os picos e quedas, é possível identificar tendências, novidades e fatores sazonais que impactam as pesquisas. 

Vamos ver o termo “cappuccino” no detalhe. Para este exemplo, selecionamos dados do Brasil desde 2004. 

Podemos ver que o termo segue sempre em alta, com picos sempre por volta de maio, junho e julho. Se a SEO Happy Hour fosse um site sobre cafés, poderíamos publicar um conteúdo sobre a popularidade da bebida no outono.

Quando o gráfico tem muitas quedas para zero, significa que o Google não tem dados o suficiente sobre o termo. Como resultados, os picos aleatórios que aparecem no gráfico podem indicar anomalias estatísticas e não informações corretas.

Ao se deparar com essa situação, você pode: 

  • Ignorar esses dados pois eles não são confiáveis;
  • Buscar por uma audiência maior (como “mundo” ao invés de um país ou sub-região específica);
  • Ampliar o filtro de tempo (selecionar “90 dias” ao invés de 30);
  • Comparar termos mais amplos (como o tópico “café” ao invés do termo de busca);

Abaixo do gráfico principal, você verá comparações por região. Se você estiver usando o filtro “mundo”, verá comparativos entre os países. Os locais mais escuros têm maior interesse nos termos. Nas partes cinzas do mapa não há dados significativos.

comparação da popularidade de cappuccino e espresso no google maps. A maioria dos estados pesquisa mais cappuccino, com exceção de alguns estados do sudeste

Rolando a página, você pode ver dados isolados sobre cada termo. Além dos mapas, também aparecem as pesquisas relacionadas ao assunto. Aqui, há dois filtros:

  • Em ascensão, para pesquisas com aumento repentino ou maior interesse em relação ao período anterior de comparação;
  • Principais pesquisas, com os assuntos que em média têm maior interesse de busca. 

Daniel Waisberg e Hadas Jacobi fazem as seguintes recomendações ao criar conteúdos com base nas tendências observadas pelo Trends:

Como você não está olhando para números absolutos, quando compartilhar suas análises de dados, evite afirmações como “vimos 100% de crescimento em pesquisas do Google”. Deixe claro que é uma aproximação. Por exemplo, dizendo: “houve um crescimento no interesse de pesquisas de aproximadamente 100%”. 

Lembre-se também que você só pode compartilhar termos quando pesquisá-los lado a lado. Se fizer pesquisas separadas, os índices de normalização serão diferentes.

As comparações e filtros que mostramos acima são os recursos mais básicos de pesquisa no Google Trends. Quem precisa de alto nível de detalhes pode usar os recursos avançados da ferramenta.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma apresentação feita pelo porta-voz Daniel Waisberg, e por Omri Weisman, líder de engenharia do Trends.

Filtros avançados

Os recursos avançados do Trends permitem uma visão completa sobre certo tema. Você pode incluir plurais, erros de ortografia e combinações de palavras nas suas buscas. 

Isso é possível através de diversos operadores. É a mesma lógica de operadores da pesquisa tradicional do Google, como usar “aspas” para pesquisar um trecho exato de texto.

Os operadores do Trends são:

  • Aspas mostram o termo exato;
  • Sinal de – exclui uma palavra. 
  • Sinal de + mostra uma OU outra palavra.

Ou seja:

  • “Boat trip” mostra as tendências do termo exato “boat trip”;
  • Boat – trip mostra resultados para “boat”, que não contêm “trip”;
  • Boat + trip mostra resultados para “boat” OU “trip”.

Note que os operadores – e + são muito amplos. Por isso, geram mais resultados e distorcem o gráfico, “escondendo” as pesquisas específicas (boat trip e “boat trip”).

Esse recurso pode ser usado inclusive para comparar linguagens específicas.

Por exemplo, você pode pesquisar “boat trip” + “voyage en bateau” para ver o interesse em viagens de barco em inglês e francês. É útil para pesquisar temas globais, e para empresas que atuam em países com mais de um idioma oficial, como Canadá e Bélgica.

Modo de comparação avançado

Daniel e Omri compartilharam alguns macetes para investigar detalhes específicos de tendências, como sazonalidade e comportamento de mercado. 

Veja abaixo como funciona, seguindo no exemplo de “boat trip”.

Sazonalidade

Para fazer análises específicas de sazonalidades:

  1. Insira um termo de busca (boat trip);
  2. Defina o intervalo de tempo para últimos 12 meses;
  3. Adicione um termo de comparação. No segundo campo, você adicionará o mesmo termo (boat trip);
  4. No segundo campo, clique no botão com três bolinhas e em “alterar filtros”, conforme a imagem abaixo;
  5. Selecione um período personalizado de tempo, e insira outro ano.

Assim, você poderá ver exatamente em quais épocas os termos são mais populares e se há uma tendência real de crescimento.

Em alguns casos, pesquisas simples no Trends podem induzir ao erro. Você pode ver um tema bombando e achar que está fora na curva, quando na verdade isso ocorre todos os anos. Usando a comparação, fica mais fácil perceber esse tipo de comportamento.

No caso de “boat trip”, notamos que é mais frequente nos meses de verão, independentemente do idioma pesquisado.

Comparação de mercado

Para analisar tendências de mercado e crescimento de popularidade em diferentes países, os primeiros passos são os mesmos da análise de sazonalidade:

  1. Adicionar um termo de pesquisa;
  2. Adicionar uma comparação com um termo idêntico;
  3. Ao invés de período de tempo, mudar o filtro para exibir países diferentes.

Imagine uma empresa que oferece serviços de viagem de barco no Reino Unido e quer expandir negócios para os EUA.

O gráfico mostra um interesse muito superior no Reino Unido. Logo, SEO e Google Ads talvez não sejam as melhores prioridades para promover esse negócio na América.

comparação de pesquisas para "boat trip" no reino unido e estados unidos através de gráficos do google trends, mostrando maior interesse no reino unido

O Google Trends tem três formas principais de “salvar” as análises de dados: exportar, incorporar, ou compartilhar em rede social. São os três botões destacados na imagem abaixo.

captura de tela de gráfico do google trends, com destaque para os botões de salvar a pesquisa no canto superior direito

O primeiro botão exporta os dados, incluindo os filtros, em formato CSV.

O segundo botão gera um código de incorporação. Ele cria um bloco interativo com os gráficos, que você pode adicionar ao seu site.

O terceiro botão compartilha a análise em redes sociais. Ao clicar, você escolhe a rede e é direcionado para um post com o link da análise.

Cada parâmetro de pesquisa fica salvo no link do trends, marcado por um sinal de %. Basta copiar e colar o link para abrir a pesquisa. A URL para a pesquisa sobre viagem de barco que aparece nesse post é:

https://trends.google.com/trends/explore?date=today%205-y,today%205-y&geo=US,GB&q=boat%20trip,boat%20trip&hl=pt

Explorando conteúdo em alta

O “trending now”, ou “em alta”, é onde você pode explorar os temas que estão em destaque no momento. É possível ver os temas das últimas horas, dias, ou da semana. 

O diferencial do conteúdo em alta para outras funções do Trends é que você não pesquisa nenhum termo. Ao invés disso, descobre o que está bombando em várias regiões do mundo. É legal porque ajuda a descobrir novidades sobre temas que talvez você não tenha interesse de pesquisar por conta própria.

É a mesma lógica do “trending topics” do Twitter.

São oportunidades de encontrar temas que estão bombando e podem fzer parte da sua estratégia de marketing, ou virar conteúdo adicional para o seu site.

A tela foi atualizada no início de agosto de 2024 para exibir informações mais detalhadas sobre cada tendência.

Para cada tema que está bombando, o Google informa:

  • O termo exato que as pessoas estão pesquisando;
  • Um número aproximado de pesquisas feitas pelo termo (não está relacionado com a métrica de interesse de pesquisa que aparece em outras seções do Trends)
  • O quanto as pesquisas cresceram comparado ao volume esperado para o termo;
  • A partir de qual momento o assunto se tornou tendência e começou a ser mais pesquisado;
  • Se a tendência está ativa – ou seja, se o assunto continua sendo pesquisado mais do que o normal, ou se já voltou ao volume esperado para aquele termo de busca;
  • Termos de pesquisa relacionados ao assunto principal;
  • Gráfico mostrando as pesquisas nas últimas 24 horas. Se o gráfico estiver verde, significa que a tendência está ativa, se estiver cinza, significa que o termo não está mais em alta.

Também é possível clicar nos termos para ter uma visão detalhada sobre cada um. Por exemplo, ao clicar em “pagers”, descobrimos que a tendência existe por causa de atentados no Líbano. 

Também é possível aplicar uma série de filtros para os assuntos em alta:

  • Por país e subregiões;
  • Quando o tema começou a ficar em alta (4 horas; 24 horas; 48 horas; últimos 7 dias);
  • É possível mostrar apenas as tendências ativas no momento;
  • Por padrão, o Trends exibe temas recentes, que são pesquisados com frequência. Você pode escolher ordenar a exibição em ordem alfabética, volume de pesquisas, ou exibir as tendências mais recentes primeiro.

Depois de definir os filtros, você pode exportar as visualizações para visualizar ou analisar os dados em outras ferramentas. O Trends permite baixar o conteúdo em formato CSV, copiar para a área de transferência em formato de texto, ou gerar um arquivo de feed RSS.

__

Conforme os novos episódios da série sobre o Trends forem publicados, postaremos os resumos traduzidos aqui no blog da SEO Happy Hour.

Para não perder nenhum detalhe, acompanhe nossas redes sociais! Estamos no LinkedIn e compartilhamos notícias sobre SEO em nossa newsletter e podcast.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *