Guia completo: como resolver todos os erros do Google Search Console

  • Foto de Elyson Gums

    Elyson Gums

  • Data de publicação da notícia.

    Atualizado em 25/10/2024

  • Tempo de leitura da notícia.

    20 min de leitura

Um dos recursos mais interessantes do Google Search Console é o relatório de indexação de páginas. Ele exibe quais URLs do site não estão indexadas e quais erros aconteceram no caminho, dando uma visão dos problemas que merecem atenção.

Só tem um detalhe: essa ferramenta nem sempre é clara. O Google Search Console apresenta erros, mas também têm status que não requerem nenhuma ação. Isso nem sempre fica claro para iniciantes em SEO, ou profissionais de outra área do marketing que precisam resolver algum pepino no site.

Além disso, o GSC também não dá detalhes ou passos práticos para resolver os problemas, apenas informa o erro. Normalmente tem várias causas possíveis e diversos caminhos para as soluções.

Por isso a SEO Happy Hour criou este guia completo dos erros do Google Search Console. Você conhecerá todos os status e descobrirá quais merecem sua atenção imediata. 

💡 Clique nos hyperlinks para ver os detalhes sobre cada um deles.

Como usar o relatório de indexação do Google Search Console corretamente?

Antes de apresentar a lista de erros, precisamos esclarecer alguns conceitos importantes sobre SEO para você entender claramente os problemas:

  • Como a pesquisa do Google funciona: para cada página exibida no Google, acontecem os seguintes passos nos bastidores do buscador: descoberta de URLs; rastreamento; indexação; consulta ao índice. O rastreamento é feito por um robô chamado Googlebot;
  • Duplicação de conteúdo: quando existem páginas semelhantes em um site, o Google considera uma versão principal (canônica) e as demais são consideradas cópias ou duplicadas. Você pode indicar a URL principal por meio da tag canonical;
  • Códigos de resposta HTTP: sempre que alguém (humano ou robô) tenta acessar uma página, o servidor envia um código de resposta para informar se a ação deu certo ou não. Existem várias categorias de código, cada uma iniciando com um número diferente. Os erros do Google Search Console são 4xx (erro do cliente) e 5xx (erro do servidor). 

Agora que você já conhece os principais aspectos técnicos dos erros, vamos conhecê-los em detalhes e aprender a resolvê-los!

Lista: erros do relatório do Google Search Console

Podemos dividir os erros do Google Search Console em:

  • Problemas de acesso: o Googlebot está com dificuldade para acessar o seu site por problemas de servidor ou erros de requisição;
  • Problemas de canonização: o Google não está entendendo com clareza as versões principais e secundárias;
  • Problemas de redirecionamento: o Google e os visitantes estão com dificuldades em chegar à URL de destino porque os redirecionamentos estão confusos ou com erros;
  • Problemas de diretivas: as páginas não estão sendo indexadas por problemas de tags HTML ou robots.txt;
  • Problemas de servidor: o servidor está instável, lento ou com problemas de configuração e isso está comprometendo a indexação das páginas.

Veja abaixo a lista completa de status. Para cada erro você verá o significado, impacto em SEO, possíveis causas e principais soluções.

Detectada, mas não indexada no momento

Detectada, mas não indexada no momento” quer dizer que o Google sabe que a URL existe, mas não conseguiu (ou não quis) rastreá-la.

Quais as causas? Pode ser por causa de problemas de servidor ou outro tipo de dificuldade em acessar as páginas. Também acontece quando o Google considera que o seu site produz conteúdo de baixa qualidade.

Dependendo do caso, pode ser alguma demora normal do Googlebot também. O robô não rastreia todas as páginas assim que as descobre. Ao invés disso, faz uma lista e as acessa depois. Esse processo pode levar alguns dias. 

Qual os impactos em SEO? Se a página não for rastreada, ela não aparecerá no Google.

Como resolver? As soluções dependem das causas do problema. Em geral:

  1. Solicitar indexação manual das URLs detectadas, mas não indexadas;
  2. Melhorar a arquitetura do seu site;
  3. Otimizar a sua linkagem interna;
  4. Melhorar a qualidade do seu conteúdo;
  5. Melhorar o tempo de resposta do seu servidor.

É tranquilo resolver sozinho? Mais ou menos. Certas ações podem ser feitas por conta própria, como melhorias de qualidade de conteúdo. Para outras, é interessante ter apoio de especialistas, como a solução de erros de servidor.

Rastreada, mas não indexada no momento

Rastreada, mas não indexada no momento” quer dizer que o Google sabe que a URL existe e a rastreou. Mas, por alguma razão, decidiu não adicionar a página ao seu índice.

Quais as causas? Pode ser por problemas de servidor, ou porque o Google considera que seu conteúdo tem baixa qualidade. 

Certos tipos de páginas são naturalmente consideradas irrelevantes. Por exemplo, URLs geradas por feed ou variantes de produto podem ser importantes para o seu site, mas não têm valor para quem acessa o Google. 

E está tudo bem – a ideia é elas não serem indexadas mesmo, porque não trazem valor aos visitantes ou valor para o seu negócio.

Qual o impacto em SEO? Páginas rastreadas, mas não indexadas não trazem nenhum valor do ponto de vista de SEO. Mas o status só é problemático quando alguma página relevante acaba não sendo indexada. 

Como resolver? Depende da causa do problema. O processo geral é:

  1. Verificar as páginas afetadas;
  2. Eliminar conteúdo duplicado;
  3. Fazer a canonização de páginas;
  4. Melhorar a qualidade do conteúdo;
  5. Verificar se o servidor está sendo sobrecarregado devido ao excesso de requisições.

Foque nas páginas que realmente deveriam estar sendo indexadas, como artigos de blog ou páginas de produto. 

É tranquilo resolver sozinho? Mais ou menos. Certas ações podem ser feitas por conta própria, como as melhorias em qualidade de conteúdo, outras requerem ajuda especializada. 

Se você tem um site grande, também deve otimizar a forma como o Google acessa as páginas que não deveriam estar sendo indexadas. Para isso, é necessário ter apoio de especialistas também.

URL marcado como “noindex”

A tag noindex é um recurso para informar ao Google páginas que não devem ser indexadas. Ela deve ser adicionada a páginas que não têm valor ao buscador, como as de ambientes internos.

Quais as causas? Quando o Google detecta a tag em uma página, aparece no relatório do Google Search Console.

Qual o impacto em SEO? A tag noindex só é um problema se for mal implementada – ou seja, quando é adicionada a uma página que deveria estar sendo indexada.

Pode acontecer durante redesigns ou migrações de sites. Em ambientes de testes, tudo fica com noindex até estar pronto para lançar. É super normal a equipe esquecer de remover a tag quando a nova versão é lançada.

Como resolver? Nem sempre precisa de ação imediata. Ao ver o status, faça o seguinte:

  1. Observar a lista de páginas afetadas;
  2. Verificar se alguma está com noindex de forma equivocada;
  3. Remover a tag se for o caso.

Alguns tipos de página que devem estar com a tag noindex são:

  • Testes A/B em mídia paga;
  • Páginas de confirmação de contato;
  • Páginas de arquivos;
  • Páginas de checkout em e-commerces;
  • Páginas de tags e de categorias em blogs;
  • Sites ou páginas em versão de teste. 

É tranquilo resolver sozinho? Sim, se a sua equipe tiver pessoas com conhecimento básico de SEO é possível editar as tags noindex. No entanto, se você tem um site grande, pode ser complexo lidar com a quantidade de tags. Nesse caso, vale a pena buscar apoio de especialistas.

URL bloqueado pelo arquivo robots.txt

O arquivo robots.txt tem instruções para os rastreadores dos mecanismos de busca. Ele é usado para controlar o acesso a determinadas páginas ou seções do site.

Quais as causas? Sempre que o Google detectar algum bloqueio por meio de diretivas no robots.txt, esse status aparece no Search Console.

Qual o impacto em SEO? Só é um problema se as diretivas forem mal implementadas. É comum bloquear por engano o acesso a páginas úteis para os mecanismos de busca. 

Como resolver? Não é necessariamente um status de erro. O processo básico para revisar se está tudo certo é:

  1. Observar as páginas afetadas pelo status;
  2. Usar alguma ferramenta de teste de robots.txt para revisar se as diretivas estão corretas;
  3. Editar as instruções se necessário.

É tranquilo resolver sozinho? Sim, se a sua equipe tiver pessoas com conhecimentos básicos em SEO. Mas se possível, busque apoio de especialistas para se certificar de que está realmente tudo certo, especialmente se o seu site tiver estruturas muito complexas.

Página alternativa com tag canônica adequada

Página alternativa com tag canônica adequada” indica uma canonização de páginas feita corretamente no seu site.

Quais as causas? O Google identificou que a página como cópia e ela está apontando para uma versão canônica relevante no seu site. 

Qual o impacto em SEO? Nenhum, pois não se trata de uma mensagem de erro. É apenas um aviso de que o Google compreendeu a canonização.

Como resolver? Apesar de não ser uma mensagem de erro, é interessante fazer o seguinte:

  • Observe se as páginas que aparecem ali realmente são duplicadas de outro conteúdo;
  • Verifique os padrões de URL gerados pelo seu site, como feeds ou UTMs, para identificar possíveis oportunidades de otimização;
  • Se o seu site for grande, verifique a quantidade de páginas alternativas e observe seu impacto no crawl budget.

É tranquilo resolver sozinho? Sim, até porque na maioria das vezes nenhuma ação é necessária.

Cópia sem página canônica selecionada pelo usuário

Cópia sem página canônica selecionada pelo usuário” significa que uma URL duplicada que não aponta para nenhuma canônica.

Quais as causas? O Google identificou a cópia, mas você não apontou nenhuma canônica, ou o Google não entendeu a versão que você apontou.

Qual o impacto em SEO? Quando isso acontece, o Google passa a tentar encontrar as versões canônicas por conta própria. Nem sempre ele escolhe a melhor versão disponível, então pode indexar uma página pouco otimizada.

Como resolver? Você precisará indicar ao Google qual é a versão canônica correta. Para isso, deve:

  • Implementar a canonical tag em todas as páginas do grupo de conteúdo;
  • Redirecionar as cópias para a versão canônica, se o tráfego delas não for importante; 
  • Revisar o sitemap e incluir apenas URLs canônicas lá.

Tudo isso são dicas para o Google, mas você não pode obrigar o buscador a considerar a sua versão canônica. 

Se você e o Google concordarem sobre a canônica, em alguns dias as páginas aparecerão no status “página alternativa com tag canônica adequada”.

É tranquilo resolver sozinho? Em geral, é necessário ter um bom conhecimento em SEO para canonizar corretamente as páginas do site.

Cópia, o Google e o usuário selecionaram uma página canônica diferente

Cópia, o Google e o usuário selecionaram uma página canônica diferente” significa que o Google está ignorando a sua sugestão de página canônica.

Quais as causas? O Google entendeu que a página canônica que você indicou não é boa, ou não representa corretamente aquele grupo de páginas.

Qual o impacto em SEO? A versão que o Google escolheu será indexada. Isso significa que você terá menos controle sobre o que aparece no buscador.

Como resolver? É parecido com a solução do erro “cópia sem página canônica selecionada pelo usuário”:

  • Fortaleça os sinais que apontam para a página canônica, através do uso da canonical tag, redirecionando URLs e revisando sitemaps;
  • Se necessário, melhore a qualidade do conteúdo da URL canônica;
  • Solicite uma indexação manual e aguarde alguns dias pelo resultado.

É tranquilo resolver sozinho? Assim como no status anterior, é necessário ter bom conhecimento em SEO para gerenciar as canonizações.

Bloqueada devido a solicitação não autorizada (401)

Bloqueada devido a solicitação não autorizada” significa que o Google encontrou um código de status HTTP 401 ao tentar acessar a página. 

Quais as causas? O seu servidor pediu credenciais ao Googlebot para acessar a página. O rastreador nunca as informa, portanto, não conseguiu rastrear o conteúdo.

Qual o impacto em SEO? Esse código de status é esperado em páginas protegidas por senha. Se acontece com muita frequência ou em outros tipos de página, pode indicar problemas de configuração do seu site.

Se o site for muito grande, também pode resultar em problemas de crawl budget. 

Como resolver? Verifique as páginas afetadas e corrija o acesso a elas. Para isso:

  • Defina quais páginas devem ser indexadas;
  • Revise as configurações de autenticação, como proteção por login e senha;
  • Verifique se alguma configuração do site está bloqueando IP ou user agents do Google;
  • Bloqueie o rastreamento de páginas irrelevantes.

Se você usa paywall no seu site, precisa de configurações específicas para não ser punido pelo Google.  

É tranquilo resolver sozinho? É ideal ter o apoio de especialistas em SEO técnico para analisar e corrigir a autenticação.

Bloqueada devido a acesso proibido (403)

Bloqueada devido a acesso proibido” indica que o Google encontrou um código de status HTTP 403 ao tentar acessar a página.  

Quais as causas? O código de status HTTP 403 indica que as credenciais informadas foram inválidas. Ou seja, o Googlebot supostamente enviou credenciais e ainda assim não pode acessar a página.

O detalhe é que o Googlebot nunca envia credenciais, então o status HTTP 401 seria tecnicamente mais correto.

O erro 403 pode aparecer por problemas no arquivo .htaccess, problemas de acesso a determinados arquivos do site, domínio mal configurado ou por erros em plugins.

Qual o impacto em SEO? A presença do status 403, especialmente se afeta muitas páginas, pode indicar problemas técnicos no seu site. Eles podem limitar a sua visibilidade e tráfego orgânico.

Como resolver? Depende da causa do problema. Em geral, você precisa:

  • Revisar permissionamento em páginas;
  • Solucionar erros ou recriar o arquivo .htaccess;
  • Revisar a segurança do site;
  • Revisar os plugins;
  • Corrigir problemas de IP;
  • Fazer uma auditoria técnica.

É tranquilo resolver sozinho? O mais indicado é ter apoio técnico. A maioria das ações de correção dependem de conhecimento profundo em SEO e desenvolvimento de sites.

Não encontrado (404)

Não encontrado (404)” significa que o Google encontrou um código de status HTTP 404 ao tentar acessar a página.

Quais as causas? Várias situações diferentes podem gerar erros de conteúdo não encontrado. Por exemplo: sitemaps e links internos apontando para páginas que não existem mais; erro de digitação ao fazer uma linkagem; conteúdo removido; ou outro site linkando para uma página que não existe mais no seu site.

Qual o impacto em SEO? O código HTTP 404 é esperado em diversas situações, mas se acontece com muita frequência prejudica a experiência dos visitantes. Além disso, se uma página válida está retornando status 404, você deve corrigir para que ela possa gerar resultados em SEO. 

Como resolver? As recomendações do Google para lidar com erros 404 são:

  • Focar nos erros que estão relacionados a você ou em páginas do seu sitemap;
  • Fazer redirecionamentos quando relevante;
  • Deixar as páginas que de fato não existem mais retornarem status 404;
  • Não bloquear páginas 404 no robots.txt, nem direcionar absolutamente todas as URL 404 do seu site.

É tranquilo resolver sozinho? Sim, em geral basta conhecimento básico em SEO para lidar com conteúdo não encontrado. No entanto, se houver muitos casos ou você tiver um site muito grande, vale a pena ter especialistas em SEO apoiando a correção de problemas.

Erro soft 404

Soft 404 é uma “variação” do 404. Ele acontece quando uma página que deveria retornar status 404 (não encontrado) retorna status 200 (OK).

Quais as causas? Redirecionar todas as páginas 404 para páginas não-relevantes, como a home do seu site, pode causar erros soft 404. Outras causas comuns são conteúdo ausente ou de baixo valor, remoção de páginas e configurações incorretas de servidor.

Quais os impactos em SEO? Este erro pode reduzir a autoridade do site e frustrar visitantes, que esperam um conteúdo e caem em páginas completamente diferentes. Além disso, para sites maiores, também gasta crawl budget desnecessariamente. 

Como resolver? Depende da causa do problema. Os passos gerais são:

  • Retornar status 404 para as páginas que não existem mais, com mensagens claras aos visitantes;
  • Melhorar conteúdo e usabilidade de páginas de baixo valor e apresentar o status 200 (OK) para elas;
  • Fazer redirect 301 se a página que está retornando soft 404 foi movida para outra URL.

É tranquilo resolver sozinho? Depende do caso. Se algum problema de configuração do servidor estiver causando o erro, você precisará do apoio de especialistas. 

Bloqueada devido a outro problema 4xx

Bloqueada devido a outro problema 4xx” indica que o Google encontrou problemas do lado do cliente ao fazer a requisição. Fora os erros que já apresentamos, os status mais comuns são 400, 410, 411 e 429.

Quais as causas? Depende de qual erro está acontecendo. Algumas causas possíveis são estrutura incorreta da URL, tamanho de arquivo do site muito grande, conteúdo removido, problema de configuração das páginas e instabilidade de servidor.

Qual o impacto em SEO? É parecido com o status 404 – em excesso elas prejudicam a experiência de página e o tráfego orgânico do site.

Como resolver? Depende do status e das causas específicas deles. Em geral, os passos para resolver são:

  1. Identificar a lista de páginas afetadas;
  2. Priorizar as páginas críticas (que são importantes para o seu site, negócio, ou geram tráfego orgânico);
  3. Usar alguma ferramenta para testar o status HTTP das páginas, como HTTP status checker;
  4. Identificar possíveis erros de digitação em redirecionamentos ou links internos;
  5. Redirecionar páginas que ainda são relevante;
  6. Fazer uma auditoria técnica de SEO completa no seu site.

É tranquilo resolver sozinho? Em geral, é necessário algum conhecimento em SEO para lidar com os problemas. Dependendo da causa deles, pode ser relevante ter o apoio de especialistas. 

Erro no servidor (5xx)

Erro no servidor (5xx)” indica que o Google fez uma solicitação aparentemente válida, mas que não foi concluída por alguma razão. Os tipos de erro mais comuns são 501, 502, 503, 504 e 505. 

Quais as causas? Todos os erros estão relacionados com a performance do servidor. Ou está muito lento, ou está instável, ou não foi capaz de processar as solicitações. Em alguns casos pode ser um problema temporário, como uma atualização na hora que o Googlebot acessou a URL. 

Qual o impacto em SEO? Servidores ruins são muito problemáticos para SEO. Eles impactam o rastreamento e indexação de sites, além tornar as páginas mais lentas. 

Como resolver? Como são vários tipos de erros, é necessário identificar exatamente qual é o status e porque está aparecendo. Em linhas gerais os passos são:

  • Mapear as páginas afetadas;
  • Verificar a estabilidade das páginas afetadas e quais status aparecem para cada uma;
  • Solucionar bugs no site, revisar as configurações de servidor, ou entrar em contato com a hospedagem para solucionar problemas de infraestrutura.

É tranquilo resolver sozinho? Indicamos apoio de especialistas para lidar com os erros 5xx, caso eles sejam persistentes ou em larga escala. É necessário conhecimento técnico profundo para resolver de forma efetiva.

Página com redirecionamento

Página com redirecionamento” indica uma URL que não está sendo indexada, pois há um redirecionamento que leva visitantes e rastreadores para outra página.

Quais as causas? O status aparece sempre que o Google identifica um redirecionamento – ou seja, uma URL que leva os visitantes a uma página de destino diferente.  

Quais os impactos em SEO? Redirecionamentos são comuns em SEO. Eles só são problemáticos quando feitos incorretamente. E, nesses casos, aparecem com outros status de erro no Search Console.

A menos que sejam canônicas, as URL redirecionadas deixam de ser indexadas.  

Como resolver? Você só precisa resolver redirecionamentos que foram feitos por engano, ou quando as páginas retornam um código de redirecionamento equivocado, como 302 em vez de 301 (ou vice-versa).

Para isso, precisa:

  1. Identificar as URLs com redirecionamento;
  2. Checar o status HTTP que está sendo retornado;
  3. Corrigir o redirecionamento de acordo. 

É tranquilo resolver sozinho? Sim, fazer e editar redirecionamentos é uma tarefa simples. Além disso, na maioria dos casos, você não precisará fazer nada para lidar com o status “página com redirecionamento” no GSC. 

Erro de redirecionamento

Erro de redirecionamento” significa que o redirecionamento foi feito de forma incorreta. Por isso, o Google não conseguiu acessar a página, nem indexar a URL de destino do redirect. 

Quais as causas? Esse erro aparece para cadeias de redirecionamento muito longas, loops, redirecionamentos para URLs muito longas, ou que envolvem URLs incorretas (com erros de digitação ou páginas que não existem).

Quais os impactos em SEO? O Google não consegue entender corretamente o seu site, nem seguir os redirecionamentos e indexar as páginas corretas.

Certos erros, como os loops, impedem o conteúdo de ser visualizado pelos visitantes.

Como resolver? Você precisará corrigir manualmente os redirecionamentos com erro. Para isso:

  1. Identifique os erros nas páginas afetadas;
  2. Remova as cadeias e os loops de redirecionamento;
  3. Crie um plano detalhado para corrigir os redirecionamentos do site;
  4. Faça as modificações necessárias.

É tranquilo resolver sozinho? Em geral sim. Erros de redirecionamento são fáceis de resolver, mas pode ser trabalhoso mapear todos, especialmente em sites maiores. Nessas horas, o apoio de especialistas pode ajudar.

É hora de solucionar os problemas de SEO do seu site!

Agora que você já tem os passos para resolver todos os problemas de indexação, chegou a hora de colocar as melhorias em prática!

Recomendamos começar pelos erros mais críticos, que afetam as páginas mais importantes do seu site. Também tenha atenção redobrada para status que afetam alto volume de URL e para os erros de servidor.

Para os casos de status que precisam de apoio especializado, entre em contato com a SEO Happy Hour! Temos mais de 10 anos de experiência ajudando empresas de todos os segmentos a terem sites mais saudáveis, que geram mais tráfego e mais vendas.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *