Novidades no Bing Webmaster Tools: recomendações, mais dados de performance e integração com IA

A visualização de dados de SEO no Bing Webmaster Tools está mais completa e intuitiva. A Microsoft anunciou novidades importantes nesta quarta-feira (16) e, ao que tudo indica, haverá mais mudanças em breve.

Também há uma série de recomendações personalizadas de acordo com o seu site. O Google divulgou algo parecido para o Search Console, mas a implementação ainda não terminou. E, em breve, você poderá fazer perguntas sobre os dados diretamente para a IA.

Veja as principais novidades abaixo.

Recomendações do Bing Webmaster Tools

Essas recomendações são basicamente dicas de SEO direto na plataforma, exibidas logo acima dos dados de performance do site. Elas são exibidas como “erros” ou “alertas”.

tela de recomencacoes de SEO do bing

Antes, a seção se chamava “top insights”. Além do nome, a função também mudou. Segundo a equipe do buscador, “essa nova mudança tem objetivo de dar mais detalhes e dicas acionáveis para donos de sites tomarem decisões baseadas em dados com confiança”.

As principais vantagens práticas são:

  • Dados granulares (altamente detalhados e específicos) que ajudam a identificar áreas com problemas;
  • Dicas acionáveis que falam exatamente o que você precisa fazer para melhorar o site;
  • Recomendações são atualizadas em tempo real;
  • Sugestões amplas de SEO, como otimização de palavras-chave e sugestões de backlinks.

Mais dados de performance

O Bing Webmaster Tools agora exibe dados de tráfego até 16 meses atrás. Antes, era possível ver apenas dos últimos 6 meses.

Aqui, a ferramenta apenas alcançou o Google Search Console, que já exibe esse volume de dados há anos. 

Ter esse volume de informação ajuda a gestão dos sites de várias formas diferentes:

  • Permite identificar assuntos que ficaram em alta durante bastante tempo;
  • Facilita análise de sazonalidade;
  • Permite comparar diferentes campanhas de marketing;
  • Enriquece os relatórios;
  • Facilita a alocação de recursos em diferentes campanhas ou seções do site.
relatório de tráfego orgânico do bing

Integração com Copilot

O Copilot, assistente de IA da Microsoft, em breve estará nos analytics do Bing. A Microsoft fez um “pré-anúncio” da funcionalidade, mas ainda não divulgou quando ela será lançada oficialmente. Seu objetivo é oferecer respostas precisas sobre dados (e sobre SEO em geral) para donos de sites.

No blog do Bing, a descrição é:

Uma ferramenta avançada para oferecer respostas instantâneas, precisas, e contextualmente relevantes para suas perguntas. Ela foi criada para agilizar o trabalho, aumentar a produtividade, e oferecer insights valiosos ao lidar com tarefas tediosas e repetitivas, permitindo que donos de site foquem no que realmente importa: melhorar seus sites e aumentar o engajamento.

É o discurso padrão de toda ferramenta de IA no mercado. Para quem trabalha com SEO, o diferencial mesmo é facilitar as análises e responder dúvidas técnicas simples.

Nos prints divulgados até aqui, os exemplos de uso são analisar tendências de tráfego, solicitar suporte do Bing, e pedir um tutorial de envio de sitemaps.

__

Gostou das novidades?

A premissa dessas funcionalidades é, principalmente, ajudar iniciantes em SEO a terem mais autonomia na análise de dados. Se você monitora dados do Bing ou tem alguma estratégia específica para o buscador, vale a pena testá-las. 

E, para não perder nenhuma atualização sobre as principais ferramentas de SEO no mercado, acompanhe os canais da SEO Happy Hour! Siga-nos no LinkedIn e YouTube. Também publicamos semanalmente uma newsletter e podcast.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *