YMYL: O que significa “Your Money, Your Life” em SEO?

Your Money, Your Life são páginas sobre assuntos delicados, que podem impactar a segurança das pessoas. Em português, significa “seu dinheiro, sua vida”. Tópicos sobre como tratar diabetes ou como investir em planos privados de aposentadoria são alguns exemplos.

O termo é descrito nas diretrizes de avaliação de qualidade do Google. É um documento para avaliadores humanos classificarem a qualidade de informações da Pesquisa Orgânica. Este trabalho ajuda o Google a treinar seus algoritmos e melhorar a qualidade dos resultados.

Todos os conteúdos devem ter qualidade, mas há uma ênfase em páginas YMYL, pois informações erradas podem causar danos sérios. Segundo a documentação, em tradução nossa:

Tópicos YMYL podem impactar direta e significativamente a saúde, estabilidade financeira, segurança, bem-estar geral ou bem-estar social das pessoas, por causa das seguintes razões:

  • O tópico em si é perigoso e danoso (como violência ou automutilação);
  • O tópico pode causar danos se a informação não for precisa e confiável (por exemplo, inconsistências em informações sobre sintomas de ataque cardíaco, como investir dinheiro, o que fazer se houver um terremoto, quem pode votar ou quem pode tirar carteira de motorista).

Qual a importância de páginas YMYL para SEO?

O Google avalia a qualidade de conteúdos YMYL com mais rigor. Afinal, publicar uma resenha ruim sobre um show não causa danos à saúde. Escrever um tutorial ruim sobre a manobra de Heimlich, sim. 

O Google faz o máximo possível para ranquear apenas boas páginas nas primeiras posições, quando o assunto é delicado. Isso inclui mostrar sites com informações realmente úteis, ou posts publicados em fontes extremamente confiáveis, como sites de hospitais ou institutos de pesquisa.

Isso interfere diretamente na estratégia de SEO, de conteúdo e de redação, dependendo do tema. Por exemplo:

  • Determinados textos precisam da visão de especialistas, como os de finanças pessoais;
  • Outros assuntos são dominados por sites de hospitais ou de médicos, como “sintomas de infarto”. Se você for de outro nicho, pode ter dificuldade de aparecer em destaque;
  • Temas que as pessoas pesquisam durante uma emergência devem ter informações sucintas e fáceis de encontrar. É o caso de “meu filho bateu a cabeça” ou “meu marido desmaiou”. A pessoa que está nessa situação não tem tempo de ler introduções demoradas ou parágrafos longos. 

Exemplos de páginas YMYL

Diversos tipos de conteúdo podem ser considerados YMYL. Algumas categorias comuns incluem: 

  • Notícias: páginas noticiosas ou que cobrem eventos atuais em política, ciência, violência, entre outros;
  • Direito: informações sobre direitos cívicos ou leis, como eleições, direito ao voto ou legislação;
  • Compras: páginas onde é possível adquirir algum produto ou serviço;
  • Saúde: inclui vacinação, hospitais, condições médicas, sintomas, tratamentos;
  • Finanças: páginas sobre serviços bancários, investimentos, impostos, entre outros temas.

Em alguns casos, o “fator YMYL” das páginas está no contexto. Por exemplo, páginas de produto nem sempre são consideradas YMYL. Mas se for uma página de produto em um site infantil, ou sobre algum serviço considerado duvidoso, como “pílulas para curar diabetes”, a coisa muda de figura.

O Google faz essa distinção nas suas diretrizes de avaliação da seguinte forma:

  • Claramente YMYL: não há dúvidas que o conteúdo precisa de moderação atenta;
  • Pode ser YMYL: dependendo do contexto, precisa de moderação atenta;
  • Provavelmente não é YMYL: o tema provavelmente não impacta segurança, saúde ou finanças.

Como saber se minhas páginas são YMYL?

Se você está em dúvida se as suas páginas se enquadram na descrição de Your Money, Your Life, pense da seguinte forma:

  • O tema interfere diretamente no bem-estar das pessoas que estão lendo? Se a resposta for sim, é YMYL;
  • O que acontece se eu publicar uma informação errada sobre esse tema? Se a resposta for “eu posso causar prejuízos sérios a alguém”, é YMYL.

Qual a relação de YMYL e E-E-A-T?

E-E-A-T significa “Expertise, Experience, Authority and Trustworthiness”. São os critérios que o Google considera mais relevantes para a qualidade de uma página. Eles valem para todo tipo de conteúdo, mas são obrigatórios para as páginas Your Money, Your Life.

É por meio do E–E-A-T que o Google entende se uma página tem informações de alta qualidade. Essa diretriz está alinhada aos sistemas de ranqueamento do Google, então se a sua página transmite credibilidade, terá mais chances de aparecer nas primeiras posições.

As principais formas de otimizar páginas YMYL são melhorias no E-E-A-T do site.

Como YMYL e o Helpful Content Update se relacionam?

Os dois termos não têm relação direta, mas é possível pensar nele juntos dentro de estratégias de SEO.

Helpful Content Update, ou atualização de conteúdo útil, refere-se a uma série de mudanças nos algoritmos do Google, para dar mais destaque para páginas que investem em produção de conteúdo de qualidade. 

O objetivo foi limitar a quantidade de spam na Pesquisa Orgânica.Estas atualizações impactam páginas de todos os tipos, não apenas as YMYL. Mas assim como no caso do E-E-A-T, elas são mais sensíveis a esse tipo de mudança.  

Basicamente, nos últimos anos o Google vem mudando suas definições de “qualidade”. Conteúdos rasos, genéricos ou pouco informativos não têm mais tanto espaço. Em páginas YMYL essa redução de visibilidade tende a ser ainda mais drástica. 

Boas práticas de SEO para páginas YMYL

Se o tema central do seu site é considerado YMYL, ou se você cria muitas páginas sobre tópicos considerados sensíveis, a principal recomendação é aprimorar o E-E-A-T do seu site.

Você deve investir em conteúdos de alta qualidade, deixando claras as fontes dos dados e porque você é uma pessoa (ou instituição) capacitada para falar sobre o tema. Além disso, sempre que possível, dê uma contribuição original sobre o assunto, ao invés de apenas replicar informações que já estão em outras páginas.

Veja algumas formas práticas de fazer isso:

  • Foque no longo prazo: construir autoridade leva tempo, então você precisará de investimentos constantes em SEO;
  • Entre em contato com especialistas: sempre que possível, convide especialistas para colaborar com os conteúdos do seu site;
  • Informe suas fontes: quando convidar um especialista, insira os dados dele de forma visível na página. Faça o mesmo sempre que mencionar alguma pesquisa ou base de dados;
  • Informe os autores das páginas: indique claramente quem criou os posts do seu site. Se relevante, insira links para redes sociais ou outras informações importantes, como currículo;
  • Faça pesquisas detalhadas: quando organizar o conteúdo da página, foque em temas que as pessoas realmente querem saber, de forma aprofundada; 
  • Atualize seus conteúdos: quando houver novas informações sobre um tema, edite a página. Informe com clareza qual é a data da publicação original e qual é a data de atualização;
  • Crie conteúdo de alta qualidade: evite redações genéricas ou pouco precisas. Quando possível, tenha apoio de um especialista na sua área para planejar, escrever ou revisar as informações.