Quatro maneiras de usar o Google Trends no marketing da sua empresa

O Google Trends tem vários recursos que ajudam no planejamento de marketing e na venda de produtos online. O porta-voz Daniel Waisberg e o gerente de engenharia Omri Weisman compartilharam algumas delas, em um novo vídeo do Google.

Por meio dos dados de pesquisa no Google, é possível acompanhar os competidores, analisar presença de marca, prever oscilações no interesse do produto, e pesquisar palavras-chave para SEO para campanhas de mídia paga. 

Veja abaixo como fazer cada passo, em tradução do vídeo, com exemplos adaptados para o mercado brasileiro. 

Antes das dicas, vamos a algumas informações básicas sobre o Trends:

  • A plataforma ajuda a descobrir o interesse por determinados assuntos através de uma amostragem de dados do Google;
  • Você pode ver dados de vários produtos Google, como Pesquisa Orgânica, YouTube, Notícias, entre outros;
  • É possível pesquisar tópicos (assuntos mais amplos) e termos (palavras-chave que as pessoas digitam na busca);
  • Você pode compará-los para descobrir o que está em alta;
  • A tela do Google mostra o interesse ao longo do tempo, pesquisas adicionais, e em quais regiões aquele tema está em alta;
  • Outra funcionalidade é descobrir todos os assuntos que estão em alta no momento em determinado país ou estado. 

Para aprender o funcionamento detalhado, recomendamos a leitura do guia de Google Trends da SEO Happy Hour, com base nos primeiros vídeos da equipe que desenvolve a plataforma.

Entendendo tendências verticais

O primeiro passo para usar o Google Trends para marketing e vendas é analisar as tendências gerais do seu segmento de mercado.

Para exemplificar, vamos imaginar uma loja brasileira de queijos. Um primeiro passo seria descobrir quais tipos de queijo são mais populares.

Para isso, basta fazer uma pesquisa por tópicos:

gráfico com comparação de tipos de queijos no google trends

Analisando o gráfico, parece seguro não investir em campanhas para vender queijo gruyère. Essa é uma tendência de mercado vertical – durante todo o ano, o interesse nesse tipo de queijo é muito baixo. 

Dependendo da estratégia do e-commerce, até vale fazer campanhas para ele. Mas, falando de forma geral, existem opções que podem ser mais rentáveis. 

Note também que o interesse por todos os tipos de queijo é basicamente constante ao longo do ano. Existe apenas um pico de buscas por “cheddar”, por volta de março/abril de 2024.

Para saber se é um interesse sazonal ou só um ponto fora da curva, basta pesquisar pelos anos anteriores:

Note que o interesse pelos queijos é relativamente constante ao longo dos anos. Ou seja, não tem uma “época” onde é melhor investir em campanhas sobre queijo cheddar. 

Esse tipo de informação é muito relevante para dar pistas sobre o inventário da sua loja, e sobre quando alocar recursos em cada tipo de campanha. E também ajuda a planejar conteúdo: se você percebesse um aumento sempre em abril, seria interessante começar a produzir os conteúdos em janeiro.

Analisando competidores

Além de tópicos do seu negócio, você pode analisar os seus competidores. Basta digitar o nome deles no Google Trends. 

Se houver, faça a pesquisa por “tópicos”. Se não houver, use apenas o termo de pesquisa. Mas evite comparar os dois tipos, pois isso pode gerar inconsistências nos gráficos.

Veja um exemplo abaixo, com os dois sites de venda de queijo que aparecem no topo da busca do Google em outubro de 2024:

Você pode ter uma visão geral sobre qual loja está performando melhor ao longo do ano.

Também é possível ver a popularidade delas em cada estado:

Também há informações sobre as pesquisas relacionadas a cada loja. Na Banca do Ramon, as pessoas estão procurando mais pelo bacalhau:

Aqui é interessante ter cautela ao pesquisar termos dos concorrentes. Quando você busca por assuntos, o Google entende que se trata de uma loja. Mas, para termos de pesquisa, ele pesquisa pelas palavras exatas.

Isso pode gerar algumas inconsistências nas respostas. Por exemplo, para “Ouro das Gerais”, ele faz relações com o estado de MG e com mineração na região:

Fazendo essas análises, você pode descobrir em quem se inspirar, e encontrar ideias que os concorrentes estão explorando, mas você nem tinha pensado.

Análises de branding

Além de buscar o nome dos concorrentes, você pode pesquisar a sua própria marca no Trends. Isso te dará várias informações relevantes sobre branding:

  • Como o interesse pela sua empresa mudou ao longo dos anos;
  • Se há sazonalidades (períodos de pico de interesse que se repetem todos os anos);
  • Quais pesquisas as pessoas fazem no Google junto do nome da sua marca;
  • Em quais estados você tem maior penetração de mercado.

Para e-commerces, é interessante fazer essa pesquisa usando os filtros de Pesquisa na Web, YouTube e Shopping.

Pesquisa de palavras-chave

Existem diversas maneiras de encontrar palavras-chave no Google Trends.

Já temos um artigo que detalha o uso da ferramenta para SEO aqui no site da SHH, então neste post vamos focar em como expandir as campanhas no Google Ads.

Comece olhando as suas campanhas ativas e tente encontrar as palavras-chave que são mais rentáveis. Depois, filtre novamente para encontrar as que têm maior ROI (retorno sobre investimento). 

Depois, digite as palavras-chave no Google Trends e pesquise por tópicos. Nas seções de assuntos e pesquisas relacionadas você verá uma série de variações de palavras-chave.

Veja a busca por “queijo canastra”:

Você pode filtrar por “em ascensão”, para mostrar os termos que estão em alta no momento, ou “principais” para ver os assuntos que permanecem relevantes ao longo do tempo.

Quando encontrar termos relevantes, você pode compará-los para encontrar os mais úteis para a sua estratégia.

Por exemplo, “queijo meia cura” talvez não seja uma opção relevante, já que é ligeiramente menos popular do que “queijo canastra”.

Novamente, tenha atenção ao fazer essas comparações, pois o Google Trends pode interpretar os resultados de forma literal. Para “queijo canastra”, ele sugere a peça de roupa meia como tópico relacionado. Isso acontece porque um dos tipos de queijo é o meia cura.

__

Este é o vídeo completo com as dicas, em inglês:

E, para não perder as novidades e melhores práticas de SEO, acompanhe a SEO Happy Hour pelo LinkedIn, YouTube, newsletter e podcast.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *