Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 22/11/2024
6 min de leitura
A Microsoft compartilhou um guia para se destacar em mecanismos de busca generativa, como o SearchGPT. O foco deve estar em intenção de busca, uso de linguagem natural, e em conteúdos sempre atualizados.
O conteúdo foi publicado em um blog do Bing com dicas de como se preparar para o futuro do SEO.
Segundo a publicação:
Antigamente, o marketing digital se baseava muito em dados demográficos e segmentos amplos de consumidores. Mas, na era da IA generativa, o foco agora muda de quem é o consumidor para o que ele está buscando – em tempo real.
Veja as principais estratégias para se adaptar a esse cenário.
A intenção de busca é o motivo pelo qual alguém faz uma pesquisa. O conceito está mais importante do que nunca, pois os mecanismos de busca generativa oferecem respostas altamente personalizadas.
Elas entendem em detalhes o que as pessoas querem saber, a partir das palavras usadas nos prompts. Depois, geram resultados que se encaixam exatamente com essa intenção.
Você deve entender a intenção de busca além dos termos clássicos de SEO, de buscas comerciais, informativas ou navegacionais. Em vez disso, tente descobrir EXATAMENTE as dúvidas, interesses e dores do seu público-alvo.
Se o conteúdo for adequado, aumentam as chances de você obter destaque em ferramentas como Copilot e SearchGPT.
Por exemplo, imagine que você está lançando uma máquina de café com uma tecnologia super inovadora, capaz de extrair exatamente a mesma quantidade de bebida dos grãos, não importa quantas vezes a máquina seja usada.
Se você otimizar as páginas de produto para termos como “melhor máquina de café”, provavelmente não terá conversões. Primeiro, pela concorrência. E também porque a maioria das pessoas não se interessa tanto assim por esse benefício.
Agora, se você otimizar para termos como “máquina de café de alta precisão para baristas”, a coisa muda de figura. É mais específico e se comunica diretamente com o público-alvo que tem interesse de compra. Ou seja, dá “match” com a intenção de busca de máquinas de café de luxo.
É importante ter em mente que, como sempre em SEO (e agora em GEO – Otimização para Mecanismos Generativos), não há segredo ou forma de “hackear” o sistema. Mas, entendendo a intenção de busca, profissionais de marketing podem criar conteúdo altamente relevante e hiperpersonalizado, que ressoa com os visitantes no momento exato em que eles estão buscando por respostas.
A pesquisa de palavras-chave também deve levar em conta a intenção de busca. Em vez de selecionar expressões genéricas, foque naquilo que os visitantes realmente querem saber.
Para ilustrar, vamos seguir o exemplo da máquina de café.
Em outras palavras: a IA tenta atender à intenção de busca da melhor forma possível, da mesma forma que buscadores convencionais, como o Google.
É parecido com o que já se faz em SEO: otimizar o texto para palavras-chave específicas. A principal diferença é como os termos são escolhidos e inseridos no conteúdo.
As dicas da Microsoft são:
A Microsoft explica que sistemas de IA dependem de informações atualizadas para determinar o conteúdo mais relevante para apresentar aos visitantes. Logo, não basta publicar uma página, você deve mantê-la sempre atualizada.
Mecanismos de busca tradicionais, como o Google, também têm essa preocupação para determinados tipos de conteúdo. O exemplo mais óbvio é a cobertura de notícias.
De acordo com o blog do Bing:
Atualizar regularmente o conteúdo não apenas mantém seu ranqueamento, mas mantém a sua audiência engajada. Essa prática pode influenciar significativamente como sistemas de IA entendem e ranqueiam seu site.
O resumo de todas as dicas é: você deve criar conteúdo que se conecte com a sua audiência. Esqueça as otimizações “padrão” de SEO – escolher palavras-chave com base no volume mensal de buscas, pensar no tamanho mínimo ou máximo de um texto, encher de palavras-chave sem critério, e por aí vai.
Na realidade dos mecanismos de busca generativa, tudo isso fica em segundo plano. O mais importante é criar conteúdo autêntico, que responda de verdade o que as pessoas precisam saber. Sem isso, você dificilmente será mencionado pela IA.
__
Se você quer ser recomendado nos mecanismos de busca generativa, como ChatGPT, entre em contato conosco! Dominamos as principais técnicas de SEO e de conteúdo que podem te colocar em destaque.
Comentários