Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 14/11/2024
15 min de leitura
SEO é uma das principais estratégias para gerar tráfego, leads e negócios de forma orgânica. Mas, vai além disso: a otimização para mecanismos de busca também se conecta a outras estratégias de marketing, melhora a performance do site, e cria pontos de contato importantes com clientes.
Neste post você entenderá as principais vantagens de investir em SEO, e como exatamente essa estratégia pode melhorar o marketing e o faturamento da sua empresa.
SEO é a sigla para search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de estratégias para fazer um site aparecer na primeira posição do Google (e outros buscadores) para palavras-chave específicas.
Por exemplo, quando você digita “geladeira”, os sites da Brastemp e Electrolux aparecem primeiro. Isso só é possível por causa do SEO.
As técnicas de SEO se concentram em:
Fazendo isso, aumentam as chances de aparecer em destaque para várias buscas diferentes.
Esse trabalho envolve várias áreas, desde planejamento estratégico, análise de concorrentes, otimizações de performance de site e criação de conteúdo. Por isso, SEO impacta positivamente várias áreas do marketing de uma empresa.
Veja abaixo os principais benefícios de investir na estratégia.
Um dos principais objetivos de SEO é aumentar tráfego orgânico.
Isso significa atrair visitantes sem pagar por publicidade. Você simplesmente publica o conteúdo e as pessoas passam a encontrá-lo quando usam o Google.
É um ponto de contato importante para a maioria dos negócios, pois transforma seu site em uma vitrine. Os visitantes acessam em busca de informação e produtos, e ficam muito mais perto de comprar de você.
Parte dos visitantes que chegam ao site convertem. Assinam newsletters, marcam reuniões para conhecer melhor um serviço, fazem contratações ou compram produtos.
Dentro da estratégia de SEO, existe um mapeamento de termos que serão os “alvos” da sua empresa. Quando você consegue aparecer bem para eles no Google, atinge visitantes com interesse de comprar.
É o caso da busca por “geladeira”. Quem digita isso no Google possivelmente quer comprar uma nova e está pesquisando modelos. Muitas pessoas estão só dando uma olhadinha no preço, mas algumas já fazem a compra na hora.
Se a sua empresa não aparecer em destaque, nem será considerada nesse processo (a menos que você pague para anunciar).
Mais do que trazer tráfego para o seu site, SEO traz visitantes qualificados, que têm interesse genuíno nos seus produtos e serviços.
Isso não acontece com estratégias mais gerais de marketing, como mídia offline ou anúncios em TV. Quando você faz esse tipo de publicidade, está expondo sua marca para literalmente todo mundo. O método tem suas vantagens, mas atrai um número alto de curiosos.
Com SEO, você tem a possibilidade de escolher entre um público mais restrito e direcionado, ou mais geral.
A consequência direta dos benefícios acima é aumento de receita. É um canal de marketing que apoia o seu branding, suas ações de inbound marketing, gera leads e fecha negócios.
E tudo isso sem precisar de uma equipe comercial. Se tiver, a conversão de leads em clientes é melhor, mas se não tiver, pode ter bons resultados mesmo assim.
E, além disso, SEO é relativamente econômico. Depois de construir a sua visibilidade no Google, a receita tende a ser muito superior aos gastos para manter a estratégia rodando.
SEO gera retorno de forma consistente, o que torna seu custo-benefício ainda maior no longo prazo.
É muito comum otimizar uma página e ela gerar tráfego e leads durante vários meses, com pouca ou nenhuma manutenção. Além disso, você não paga para anunciar, o que torna o ROI (retorno sobre o investimento) maior conforme o tempo passa.
Sobre isso, existem algumas considerações importantes:
O Google pode ser uma vitrine para a sua marca, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Enquanto houver alguém pesquisando sobre os seus serviços, você pode aparecer como uma opção viável de compra.
Essa visibilidade é natural. Você não está “forçando” a sua marca, como em um anúncio que interrompe um vídeo no YouTube.
Muitas empresas já conhecem essa lógica. Então, se não for a sua marca aparecendo, será a de um concorrente.
Além disso, existem formas de fazer as suas páginas serem exibidas com mais detalhes, através de dados estruturados. Resultados assim, como no exemplo abaixo, atraem mais visitantes.
SEO é uma excelente forma de expor sua marca para quem ainda não a conhece. Isso acontece porque a maioria das pessoas não procura por marcas ou produtos específicos, e sim por questões mais amplas.
Elas estão interessadas principalmente nas respostas, o que significa que estão abertas a explorar novos sites e conhecer novas marcas – como a Verde Campo, no exemplo abaixo.
Quando o seu site aparece dessa forma para vários tipos de pesquisa diferentes, você cria uma boa relação com os visitantes.
Em marketing, um exemplo de sucesso é o blog da Hubspot. A empresa investe em SEO há anos, então aparece para várias buscas diferentes sobre técnicas de vendas online.
SEO ajuda a construir autoridade e aumentar sua credibilidade no mercado de várias formas:
Além disso, as pessoas confiam no Google para encontrar respostas e produtos. Logo, aparecer como primeiro resultado com frequência pode influenciar na visão de que a sua marca tem credibilidade.
Além da credibilidade, SEO ajuda a comunicar os principais valores da sua marca.
Uma das estratégias mais comuns de branding através de SEO são os blog posts. São seções do site que agrupam vários tipos de conteúdo. Podem ser sobre produtos e serviços oferecidos, sobre o mercado em geral, com dicas úteis, pesquisas, notícias, e assim por diante.
Além de aparecer em destaque no Google, o objetivo é mostrar que a sua empresa é mais do que os serviços que vende. É criar conteúdo especializado, educar o mercado, demonstrar expertise, e construir relações antes mesmo do momento da venda.
O funil de marca representa a jornada que um cliente faz até uma compra, com início, meio e fim. Um dos principais benefícios do SEO é estar presente em todos os momentos.
As pessoas costumam fazer vários tipos de pesquisa antes de comprar. O Google mapeou esse modelo e o chama de “meio confuso”:
Não é um processo linear, e não acontece assim o tempo inteiro. De toda forma, permite que você se aproxime do cliente em todos os momentos, o que aumenta as suas chances de conversão.
Outros tipos de estratégia de marketing têm muita dificuldade em alcançar todas as etapas. Por exemplo, com mídia paga, na maioria das vezes o foco é o fundo do funil, para conversão imediata.
Há vários benefícios para negócios locais, que atendem em lugares específicos, como padarias, oficinas mecânicas ou salões de beleza:
Um dos principais benefícios de SEO é ser uma das estratégias de marketing digital mais econômicas. Precisa investir de forma constante e ter apoio de especialistas para executar as ações, mas em geral sai mais barato do que outras formas de anúncios.
SEO dá retorno consistente e no longo prazo, basta se manter no topo do Google. Com tráfego pago, você para de aparecer assim que o seu orçamento acaba. E, em mídias sociais, os conteúdos costumam ter vida muito curta.
O retorno sobre investimento depende bastante do tipo de negócio. Em alguns casos, uma única venda é o suficiente para compensar todo o gasto com otimização do site.
Imagine que você vende maquinário industrial, com máquinas novas custando centenas de milhares de reais. Se o canal contribuir com uma única venda, já faz valer o investimento do ano inteiro.
Quanto mais tempo você investe no seu site, mais percebe a economia. Afinal, SEO é uma construção de longo prazo.
Primeiro você terá uma ou outra palavra-chave no top 3 do Google. Aos poucos vão aparecendo outras no top 10, depois as primeiras no top 1… E o site vai crescendo, com o passar do tempo.
O segredo da economia é que nem sempre esse crescimento no Google representa aumento de custo. É possível (e muito comum) ter crescimentos mensais e anuais expressivos sem aumentar a equipe na mesma proporção.
E, quanto mais você cresce nos buscadores, menos precisa investir em anúncios. É ideal que as duas estratégias sejam paralelas, mas SEO tira a sua dependência dos leilões e do orçamento em mídia, o que também alivia os seus gastos com marketing.
Aliás, já que falamos da relação entre SEO e mídia paga… Um dos principais benefícios é que as duas se complementam muito bem!
Por meio dos anúncios, você tem mais controle sobre como e para quem aparece. No entanto, muitas pessoas simplesmente pulam os anúncios e preferem ver diretamente os resultados orgânicos, porque sentem que eles são mais confiáveis.
Através de SEO, você também estará lá quando a pessoa rolar a página.
Investir em estratégias de SEO leva a aumento nas interações com o site. Acontece porque as páginas são planejadas para atender às intenções de busca dos visitantes.
Essa melhora é perceptível em diversos indicadores. Pode ser por meio de conversões, cliques em botões ou CTAs, visitas em páginas adicionais, ou passando mais tempo navegando por cada página.
A intenção de busca é o motivo pelo qual as pessoas digitam algo no Google. No exemplo de calorias do queijo Minas, é para saber a informação nutricional do produto. Quem digita “comprar sapatos” quer ver uma loja, e quem digita “melhor tênis de corrida” ainda está escolhendo um modelo e quer conhecer várias opções.
Para tornar o seu site mais visível no Google, é necessário torná-lo tecnicamente melhor. Por isso, quando você investe em SEO, também está investindo em:
Existem vários KPIs de SEO que tornam mais fácil mensurar o sucesso das suas ações:
Parte de otimizar um site é criar conteúdo útil, que realmente responde às dúvidas dos visitantes. Atualmente, este é um dos principais critérios do Google para definir quais páginas aparecem na primeira posição.
Como resultado, você também potencializa outros canais de inbound marketing, como social media ou e-mail marketing.
Pode ser feito de várias formas:
Em resumo, você tem mais um canal para dar força aos conteúdos e aumentar as chances deles trazerem resultados.
Por meio de SEO, você pode (literalmente) ficar acima da concorrência.
No Google, a maioria das pessoas clica no primeiro resultado. Um número menor clica no segundo e terceiro. Depois daí, a queda de cliques é muito maior. E praticamente ninguém acessa os sites que estão na segunda página, nas posições 11 a 20.
E a lógica é: se você não está no top 1, um concorrente seu está. Se você não tentar competir, será menos competitivo e perderá tráfego, cliques, conversões e potencial de crescimento no mercado.
Se os seus concorrentes já estão investindo em SEO, faz sentido você começar também. E se ninguém na sua indústria investe, ser o primeiro te trará muitos benefícios.
Para ter sucesso em SEO, você precisa entender exatamente porque os seus visitantes estão pesquisando. A partir daí, pode criar conteúdos e páginas melhores e mais conectadas com o que motiva as compras.
Essa informação é valiosa para várias áreas do seu marketing. Algumas possibilidades são:
Agora que você já tem 19 bons motivos para investir em otimização para mecanismos de busca, chegou a hora de colocar as mãos na massa! E, como dizem: o melhor dia para começar foi ontem, o segundo melhor é hoje.
Para isso, você precisará do apoio de especialistas, seja montando uma equipe interna, seja contratando consultores.
E nós podemos te ajudar! Conheça nossos serviços e entenda como podemos apoiar diversas frentes do processo de otimização do seu site. Temos mais de 10 anos de experiência ajudando sites a gerar tráfego e conversões a partir dos mecanismos de busca.
Comentários