BLOG / SEO

Como é melhor contratar SEO? Interno, consultoria, ou agência?

Não existe um jeito certo de contratar profissionais de SEO. Cada modelo de contratação tem suas particularidades e momentos próprios. O principal para escolher é conhecer as vantagens e limitações de cada modelo e considerar a realidade atual da empresa. 

Como quase tudo em SEO, depende. Mas, falando de forma bem geral:

  • Equipes internas de SEO são interessantes para empresas maiores. Montar um time é caro e precisa de demandas que justifiquem esse investimento;
  • Agências são interessantes para empresas pequenas e médias, pois dão um apoio para escalar resultados;
  • Consultorias são interessantes para empresas de todos os tamanhos. Para as pequenas e médias, para dar um direcionamento às equipes de conteúdo e produto; para as empresas maiores, podem apoiar com demandas altamente específicas, que o time talvez não domine completamente.

Na prática, fica um pouco mais complexo do que isso. Comunicação, custos, tempo alocado para SEO, facilidade de implementação, plano de carreira, prioridade das otimizações na estratégia, e muito mais também entram na conta.

Hoje você aprenderá como tomar a melhor decisão na hora de contratar SEO. Vamos comparar todas as variáveis desses modelos de contratação, e entender os detalhes sobre como cada uma atua. 

Ah: e esse post não foi feito para fazer jabá da consultoria da SEO Happy Hour não, tá? Pode ler tranquilo. 😂 Os profissionais da nossa equipe já trabalharam nos três modelos, então sabemos que cada um tem seus prós e contras, e vamos apresentá-los de forma imparcial.

Comparativo de SEO interno, consultoria e agência de SEO

Esta é uma visão geral sobre cada modelo de contratação:

VariávelSEO internoAgênciaConsultoria
CustosMais caro. Os custos são contratação, treinamento, plano de carreira e ferramentas.Mais econômico. O único custo é o contrato com a agência. Mais econômico. O único custo é o contrato da consultoria. 
Estilo de trabalhoA equipe faz estratégia, execução, monitoramento e eventuais ajustes de rota. Precisam do apoio de profissionais de outras áreas, como marketing, desenvolvedores e redatores.A agência faz estratégia, execução, monitoramento e eventuais ajustes de rota. Contrata redatores, designers e desenvolvedores de acordo com o escopo do projeto.Os consultores fazem estratégia, monitoramento e eventuais ajustes de rota. A execução fica a cargo do contratante. Por isso, a estratégia e o monitoramento tem um nível de detalhes muito maior.
Tempo alocadoProfissionais 100% dedicados às ações de SEO.Tipicamente os contratos estipulam horas de trabalho por mês. Tipicamente os contratos estipulam horas de trabalho por mês. 
PrósOferece maior flexibilidade, controle sobre a estratégia, e alinhamento com outras áreas do marketingÉ mais econômico e permite escalar a produção de SEO com maior facilidadeÉ mais econômico e oferece conhecimento altamente específico e atualizado. 
ContrasA complexidade de montar uma equipe realmente funcional. A empresa contratante tem pouco controle sobre quem de fato executa os projetos.A responsabilidade de aplicar as sugestões dos consultores é sua.

Agora vamos aos detalhes sobre cada item e modelo de contratação.

Como funciona SEO interno?

SEO in-house, equipe interna de SEO, ou como queira chamar, é quando você contrata funcionários para tocarem a sua estratégia de otimização para mecanismos de busca. 

O tamanho do site influencia muito a configuração da equipe. 

Em empresas menores, normalmente há uma pessoa como analista, subordinada ao gerente de marketing.

Para sites maiores, há gerentes de SEO e analistas com diferentes níveis de senioridade.

Custos

Os custos estão relacionados com:

  • Recrutamento e seleção de candidatos;
  • Salário, benefícios e impostos do modelo CLT;
  • Mensalidade das ferramentas de SEO (muitas cobram em dólar);
  • Custos variáveis relacionados à retenção e atualização dos profissionais;
  • Plano de carreira.

É importantíssimo dar boas condições para os profissionais se atualizarem. SEO muda muito, e muito rápido. Se eles não estiverem atentos às boas práticas e mudanças do buscador, seus resultados podem piorar.

Estilo de trabalho

A equipe define a estratégia, elabora as implementações, avalia resultados, apresenta ao time, e ajusta a rota quando necessário.

Ela faz algumas implementações, mas não literalmente tudo. Por exemplo, problemas com JavaScript dependem de desenvolvedores, e atualizações de texto dependem da sua equipe de conteúdo.

Sem alinhamento entre eles, o site não anda. 

Em sites maiores, geralmente os analistas estarão observando e otimizando cada detalhe. Nos sites menores, isso nem sempre é possível por uma série de razões:

  • Frequentemente os gestores não têm conhecimento aprofundado em SEO;
  • Os testes são mais limitados, já que a equipe não costuma acompanhar muitos domínios diferentes;
  • Se a equipe tiver uma ou poucas pessoas, possivelmente não terá expertise em literalmente todas as áreas de SEO; 
  • Não costuma haver muitas trocas com outros profissionais sobre aspectos técnicos de SEO.

Nada disso é necessariamente ruim a ponto de afetar seus resultados, mas você precisa considerar se isso faz sentido para a sua operação.

Tempo alocado

Os profissionais internos de SEO estarão otimizando seu site 8 horas por dia, 5 dias por semana.

No entanto, nem sempre isso será necessário.

Dependendo do orçamento e maturidade da sua operação, realmente precisa ter profissionais com dedicação exclusiva. Mas em sites menores, com menos páginas, ou com pouca capacidade de produzir conteúdo, o analista pode ficar ocioso.

Principais vantagens

  • Total controle sobre as ações realizadas;
  • Fica mais fácil relacionar os esforços de SEO com outras ações de marketing e produto, como lançamentos de novas funcionalidades;
  • A comunicação com times de conteúdo, desenvolvimento e produto fica mais simples;
  • As equipes internas tendem a conhecer muito melhor a jornada do cliente.

Principais desvantagens

  • Equipes internas custam muito mais caro do que consultorias ou agências;
  • Nem sempre a equipe terá conhecimento sobre todas as vertentes de SEO;
  • Além de montar a equipe, você precisa assegurar que ela terá recursos para trazer resultados (boas ferramentas de SEO, desenvolvedores dispostos a otimizar o site, redatores dando suporte em conteúdo, etc.);
  • De pouco adianta ter uma equipe de SEO e não dar condições para que os profissionais cresçam e se atualizem.

Como funciona SEO feito por agências?

As agências podem te dar apoio na estratégia e na implementação de algumas mudanças. Elas têm diversos profissionais contratados e vão os alocando para cada projeto de acordo com a necessidade dos contratantes.

Existem dois tipos principais de agências de SEO:

  • Agências especializadas, onde SEO é o principal ou único serviço;
  • Agências “gerais” de marketing, muitas vezes chamadas de “360”. Elas oferecem vários serviços de marketing, como SEO, social media, e-mail marketing, mídia paga, entre outros.

Não existe um tipo melhor do que o outro. As agências de SEO normalmente têm conhecimento profundo sobre SEO, fazem muitos testes, e acumulam muita experiência.

Agências 360 nem sempre conseguem se aprofundar, mas podem facilmente se tornar a única fornecedora de marketing, o que facilita a sua gestão.

Custos

O único custo é o pagamento mensal para a agência durante o tempo de duração do contrato.

Questões como recrutamento de candidatos, mensalidade de ferramentas de SEO, custos para manter os profissionais atualizados e afins, estão a cargo da agência.

Estilo de trabalho

A agência identifica problemas, apresenta soluções e as implementa. Tudo é feito com aprovação da sua equipe de marketing. Depois, ambas acompanham os resultados e ajustam a estratégia quando necessário.

Sem essa comunicação e parceria, o trabalho não dá frutos. Muita gente pensa que contratar uma agência é “delegar tarefas para ter menos trabalho”, mas na verdade é o contrário.

Se você precisa contratar uma agência, significa que o seu marketing está crescendo. Isso gera novas demandas para a sua equipe, como as reuniões com a agência, levantamento de dados, planejamento de novas atividades, aprovação de material, e por aí vai.

Tempo alocado

Na hora de fechar contrato, você e a agência definirão escopo de trabalho ou uma quantidade mensal de horas.

Costuma ser menos tempo do que uma equipe interna dedicada ao seu SEO. Mas, dependendo do tamanho do site e necessidades do projeto, é o suficiente para aumentar tráfego e faturamento. 

Principais vantagens

  • É mais econômico do que montar uma equipe interna;
  • É uma estrutura facilmente escalável – basta aumentar o contrato com a agência;
  • Dependendo do contrato com a agência, você não precisa necessariamente ter equipes internas robustas em áreas correlatas à SEO, como conteúdo e desenvolvimento;
  • As agências têm ampla experiência, devido ao trabalho com outros clientes e mercados. Isso pode trazer diferentes perspectivas que beneficiam o seu site.

Principais desvantagens

  • Você tem pouco controle sobre quem exatamente realiza o trabalho;
  • Nem sempre a equipe terá conhecimento sobre o seu segmento de mercado e tipo de produto. Dependendo da agência, talvez também não tenha experiência com áreas mais específicas de SEO;
  • A comunicação com outras pessoas da empresa não é tão simples. O acesso a dados mais complexos ou informações específicas sobre perfis de clientes também é mais difícil;
  • Nem sempre a agência estará alinhada sobre a relação entre SEO e os seus objetivos “macro” de marketing.

Como funciona uma consultoria de SEO?

Em certos aspectos, contratar uma consultoria é parecido com contratar uma agência. Mas ao invés de executar as ações, ela apontará as melhores estratégias e fará avaliações detalhadas da saúde do seu site.

Você pode pensar na consultoria de SEO como um atalho para aumentar os seus resultados. As equipes são muito experientes e têm conhecimento profundo sobre as estratégias que funcionam no seu segmento de mercado e tipo de negócio.

A comunicação com a equipe de marketing da sua empresa também é fundamental. Na verdade, é ainda mais crítico do que na relação com as agências, pois a consultoria não faz as implementações diretamente, e avalia se o que foi feito tem maior potencial de gerar resultados nos buscadores.

Custos

É parecido com as agências: o único custo é o pagamento mensal durante o tempo de duração do contrato. Em via de regra, é mais econômico do que contratar profissionais internos. 

A consultoria arca com os custos de recrutamento e atualização dos profissionais que atuam no projeto, mensalidade das ferramentas de SEO e afins.

Na SEO Happy Hour, os contratos começam com valor mensal de R$4.000,00 ao mês. 

Estilo de trabalho

A consultoria identifica problemas, apresenta soluções e acompanha resultados junto da sua equipe de marketing. Os ajustes também são definidos em conjunto.

O principal diferencial para as agências é que a consultoria aponta o caminho, mas não fornece a equipe para fazer as implementações. 

Imagine que seu site tem problemas com JavaScript. A consultoria explicará detalhadamente o que está acontecendo, porque impacta SEO, e quais são os passos para resolver. Mas é a sua equipe de desenvolvimento que vai mexer no código.

Depois que você fizer isso, a consultoria irá verificar as mudanças de desempenho, e qual o impacto disso na visibilidade do seu site.

A partir desse contato, sua equipe de marketing aprende muito sobre SEO. O processo de indicar alterações, revisar as mudanças e explicar porque elas são necessárias torna sua equipe cada vez mais capaz de lidar com os algoritmos do Google, que estão em constante mudança.

Essa dinâmica te obriga a ter boas equipes em todas as áreas correlatas a SEO, como conteúdo e desenvolvimento. Sem elas, você simplesmente não terá resultados, pois as sugestões da consultoria não serão colocadas em prática.

Em algumas situações, as consultorias trabalham em conjunto com equipes internas de SEO. É uma solução econômica para cobrir lacunas de conhecimento do time sem precisar contratar novos colaboradores.

Tempo alocado

É igual a uma agência: na hora de fechar o contrato, vocês definem o escopo de trabalho ou a quantidade mensal de horas.

A diferença é que todo o esforço será alocado em ações estratégicas de SEO. Isso tende a tornar o tempo de trabalho da consultoria muito eficiente, pois os profissionais estarão focados em descobrir e testar as principais alavancas de crescimento para o seu site.

Principais vantagens

  • Acesso a conhecimento especializado, que você dificilmente conseguiria contratar para trabalhar internamente (ou custaria muito caro);
  • O processo de trabalho com as consultorias naturalmente tornam seu time mais capacitado a entender e executar ações de SEO;
  • A estratégia de SEO é muito aprofundada, pois a consultoria não precisa se dedicar a implementar nada;
  • Pela mesma razão, as análises de resultados são profundas, o que facilita a tomada de decisões por parte da sua equipe de marketing.

Principais desvantagens

  • Você precisa de equipes qualificadas de desenvolvimento e conteúdo. Caso contrário, pode demorar mais para ver os resultados das ações;
  • Assim como nas agências, a comunicação com outras pessoas da empresa não é tão simples e o acesso a dados de produto pode não ser tão fácil;
  • Nem sempre é simples escalar o trabalho de SEO – além de aumentar o contrato com a consultoria, você precisará investir mais nos times que realizam as implementações;
  • A consultoria trabalhará especificamente com SEO. Logo, você precisará de fornecedores diferentes para as outras ações de marketing.

E SEO freelancer, existe?

Outra possibilidade é contratar freelancers para fazer trabalhos de SEO. Não incluímos essa modalidade nas comparações desse post, já que a lógica é um pouquinho diferente.

Se você contratar um freela para tocar o seu projeto de SEO no longo prazo, na prática ele estará atuando igual a uma agência ou consultor. A diferença é que será uma pessoa só, não uma equipe inteira. 

Também é possível contratá-los para fazer ações específicas dentro da estratégia. Por exemplo, apoiar com a estratégia de conteúdo, durante a migração de site, para implementar dados estruturados, dar apoio em um redesign, etc. 

É uma opção viável para vários tipos de empresa, especialmente porque tende a ser a mais econômica – mas também é a mais limitada, porque tudo estará centrado em literalmente apenas um profissional. 

Como escolher a melhor forma de contratar SEO?

Para finalizar, estas são algumas perguntas que podem te ajudar a definir qual é o melhor tipo de profissional para a sua empresa:

  • Qual orçamento eu tenho disponível?
  • Já tenho equipes de conteúdo e desenvolvimento? Eles conseguem absorver novas demandas, relacionadas à SEO? Posso contratar freelancers para ajudá-los, se necessário?
  • Eu já tenho uma visão geral de qual é a saúde do meu site, ou não faço ideia de onde preciso melhorar?
  • Minha equipe já tem algum conhecimento em SEO, ou não sabem como funciona?
  • Minhas lideranças entendem a importância de SEO e o seu papel dentro do marketing?
  • Qual é o tamanho do meu site? Minha equipe tem as habilidades necessárias para lidar com um site desse tamanho?
  • Consigo ensinar SEO a alguém do meu time hoje?
  • Qual é o escopo do meu projeto? Quais resultados pretendo alcançar, e em quanto tempo?
  • É fácil encontrar agências ou consultorias com expertise comprovada no segmento de atuação da minha empresa?

Respondendo esses questionamentos, fica mais fácil tomar a decisão.E, se você decidir que uma consultoria é a melhor opção para o seu momento atual, entre em contato com a SEO Happy Hour! Será um prazer conversar sobre o seu site e apontar os caminhos para ele crescer mais. 😊

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *