Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 12/11/2024
9 min de leitura
Quem faz SEO não pode parar de estudar nunca. As práticas recomendadas e os algoritmos do Google mudam o tempo inteiro. Por isso, não basta só fazer cursos – é necessário colocar o conhecimento em prática, ler documentações, acompanhar as principais notícias do mercado, e por aí vai.
Hoje, vou te mostrar as fontes que eu uso para estudar SEO. São opções que ensinam o básico sobre otimização para mecanismos de busca, além de fontes que consulto diariamente para continuar aprendendo.
Reuni opções para quem está começando a estudar agora, para quem já lida com marketing, mas não tem muito domínio sobre SEO, e para quem tem uma empresa e quer aprender mais sobre como os resultados orgânicos de negócios acontecem.
Ah, antes que eu esqueça: é mais fácil estudar se você souber inglês. Ao longo do texto existem várias referências nesse idioma. E, em geral, a oferta de conteúdos e aulas gratuitas é bem maior em inglês.
Cursos online são uma boa forma de começar a estudar SEO.
Só tem um detalhe: preste atenção na data de gravação das aulas. Se forem muito antigas, você precisará complementar o conhecimento com outras fontes.
Como falei ali em cima, SEO muda muito rápido. Os conceitos principais continuam sempre verdadeiros, mas a parte mais prática das aulas pode estar defasada.
Antes de fazer a matrícula, verifique as datas de atualização de conteúdo no site (ou entre em contato com os professores para tirar essa dúvida).
Existem vários tipos de cursos de SEO no mercado:
Todos os tipos são bons, depende do seu objetivo. Quando eu estava entrando na área, fiz um curso geral. Hoje, estudo mais as áreas específicas que eu não domino tão bem, como SEO técnico.
Estas são algumas recomendações de cursos gratuitos:
Todos os cursos têm certificação, mas na maioria das vezes precisa pagar para emitir. Se quiser apenas assistir às aulas, aí sai de graça.
As documentações são os livros de cabeceira do seu estudo sobre SEO. São os guias do Google que detalham como a pesquisa funciona.
Você terá informações sobre literalmente todos os aspectos, desde os processos de rastreamento e indexação de páginas, até os formatos de imagem mais adequados para usar no seu site.
Veja algumas dúvidas que a documentação pode te esclarecer:
Eu também costumo usar para checar informações. Por exemplo, esses dias eu estava escrevendo sobre conteúdo de SEO gerado por IA. Vários sites falam que “o Google usa detectores de IA para classificar páginas”, mas não há uma linha sequer sobre isso em nenhum documento oficial.
É claro que as documentações não falam absolutamente tudo, mas elas vão te ajudar a entender melhor como o Google funciona e “lê” as páginas do seu site.
Estes são os links:
Dica: se possível, leia em inglês. Os textos são atualizados sempre nesse idioma e demora um pouco para serem traduzidos para português.
Newsletters são compilados de conteúdo enviados por e-mail para assinantes. É um jeito rápido e fácil de acompanhar as notícias e aprender novas técnicas de SEO.
Depois de encontrar boas newsletters, basta abrir os e-mails, ler e praticar.
Jabá rápido aqui, mas recomendo bastante que você assine a newsletter da SEO Happy Hour, que eu ajudo a escrever. 😁
Ela é enviada semanalmente e passa pelas principais notícias do mercado, além de ter tutoriais práticos de conteúdo, otimizações técnicas e SEO on-page.
Outras opções bem bacanas de newsletter de SEO são:
Em português, selecionamos a nossa e a da Hedgehog. As demais são em inglês.
Podcasts sobre SEO são uma ótima forma de aprender, até porque dá pra ouvir enquanto faz outra coisa, como lavar a louça.
Existem vários tipos: os que apresentam notícias, discutem assuntos em alta, entrevistam especialistas, ou ensinam técnicas e boas práticas para sites.
A SEO Happy Hour também tem um podcast que sai todas as semanas no Spotify, YouTube, e em vários agregadores de podcasts. Cada episódio tem cerca de 30 minutos.
Outras opções incluem:
O YouTube também tem diversos canais com conteúdo de vídeo interessante sobre SEO.
Mas precisa filtrar bem antes de assistir. Existem vários influenciadores postando conteúdo lá só para vender uma assinatura ou curso pago.
Por isso, vou indicar seis canais que não fazem isso.
E, como você deve imaginar… O primeiro é o da SEO Happy Hour! 🤣
Começamos a postar conteúdo lá em outubro de 2024. Também postamos todos os episódios do nosso podcast no canal.
Além dele, indico:
Além de estudar SEO, você precisa ficar por dentro sobre o mercado. Acompanhar as notícias é uma das melhores formas de fazer isso – cobrimos as principais aqui no nosso site, aliás.
Tem alguns portais internacionais que fazem uma cobertura bem mais detalhada. Eles noticiam literalmente tudo, até testes simples de layout e edições de texto em documentações do Google.
Estes são os links que estão na barra de favoritos do meu navegador. Praticamente é tudo em inglês:
As principais ferramentas de SEO do mercado têm blogs com conteúdo educativo. Faz parte da estratégia de marketing deles para educar o mercado e ganhar novos clientes.
São conteúdos bem bacanas para entender as partes práticas da otimização para mecanismo de buscas.
Eu acesso frequentemente os seguintes:
O Ahrefs e Semrush têm versões brasileiras, as demais estão em inglês.
Agora, mais um jabá, que sou eu que escrevo: o blog da SEO Happy Hour, que tem vários tutoriais práticos e análises que dificilmente se encontram em outros sites brasileiros sobre SEO. 👀
Pra mim, uma das melhores formas de estudar SEO é praticando. Uma coisa é ler os conceitos e entender como o Google funciona, outra coisa é “fazer na unha” e ver os resultados acontecendo.
Durante muito tempo eu tive um domínio que usava para fazer testes. Era um site “real”, mas que na prática eu usava só para produzir conteúdo mesmo e entender como ranqueava e o que precisava mudar para ter resultados melhores.
Recomendo demais essa prática! Além de um site pessoal para isso, você também pode fazer testes na página da empresa mesmo. Selecione algumas páginas que não estão bem classificar e teste algumas ações. Depois, compare os resultados e veja se cresceu ou não.
Você pode fazer isso até se a sua empresa ainda não investe em SEO. Faça otimizações simples nas páginas que já existem e veja o que acontece. Analise se muda a classificação no Google, se passa a ter mais gente entrando, ou se mexe no faturamento de alguma forma.
Na pior das hipóteses, você terá aprendido algo sobre SEO. E na melhor, terá gerado uma nova fonte de receita.
Contratar uma consultoria de SEO é uma das melhores formas de aprender SEO na prática, e ainda gerar resultados reais para a sua empresa.
Profissionais da área podem te ajudar a colocar as estratégias no ar, otimizar seu site, e ainda trocar ideias e experiências com a sua equipe de marketing, para que ela fique cada vez mais autônoma na execução do planejamento.
Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa a crescer!
Comentários