O que é e como corrigir “erro de servidor (5xx)” no Google Search Console?

Os erros de servidor impedem o Googlebot de acessar páginas do seu site. Elas não podem ser rastreadas corretamente, o que limita sua visibilidade nos resultados orgânicos.

Se essa mensagem aparece com frequência no seu Google Search Console, você precisa investigar a causa. Podem ser problemas com a hospedagem ou bugs no site. Se o status 5xx não for frequente, pode significar algo momentâneo, como um período de manutenção do seu servidor. 

Erros dessa natureza são marcados por códigos HTTP que começam em 500, daí o nome 5xx. Alguns exemplos são os erros 502, 503 e 504.

Hoje você aprenderá o que significa esse status de erro, porque acontece e como solucioná-lo. Spoiler: se é recorrente ou afeta muitas páginas, você precisará de ajuda especializada.

O que significa o erro de servidor (5xx) no GSC?

A descrição do problema na página de suporte do Google é:

Um erro de servidor significa que o Googlebot não conseguiu acessar seu URL, a solicitação expirou ou o site estava ocupado. Como resultado, o Googlebot teve que abandonar a solicitação.

Em outras palavras, um código HTTP 5xx aparece quando uma requisição aparentemente válida é feita, mas não pode ser concluída. O processo é interrompido antes da página ser renderizada.

Caso demore demais ou aconteça algum erro, o Googlebot cancela a solicitação. Ele pode tentar voltar à URL no futuro para seguir com o rastreamento.

O que significa quando aparece esse erro mas a página funciona?

Isso indica que houve um problema, mas ele foi momentâneo. Ou seja, na hora que o Googlebot tentou acessar a página, não deu certo. Mas se ele tentasse agora, iria conseguir.

Essa é uma situação comum que pode acontecer por algumas razões, como:

  • O servidor estava atualizando;
  • Houve alguma sobrecarga quando o Googlebot tentou rastrear a página;
  • O servidor “deu pau”, mas o erro já foi resolvido.

Se você quiser acompanhar o histórico de erros 5xx no seu site, acesse o relatório de estatísticas de rastreamento do Google Search Console. Rolando a página você verá todos os status de resposta HTTP encontrados durante o rastreamento, incluindo os erros de servidor.

Clicando no relatório, você verá os dias e horários em que o Googlebot encontrou erros. Te ajudará a entender se você está diante de algo passageiro ou mais complexo.

Exemplos de códigos de status 5xx

Entre os tipos mais comuns de erros 5xx, temos: 

  • 500 Internal Server Error: indica um problema geral, não especificado, com o servidor;
  • 501 Not Implemented: o servidor não tem suporte a uma funcionalidade necessária para completar a requisição;
  • 502 Bad Gateway: é uma falha de comunicação entre os sistemas responsáveis por exibir o conteúdo; 
  • 503 Service Unavailable: o servidor está atualmente indisponível. Pode ser por excesso de tráfego ou por manutenção;
  • 504 Gateway Timeout: o servidor demorou muito para apresentar resposta, então a requisição foi abandonada; 
  • 505 HTTP Version Not Supported: o servidor não suporta a versão do protocolo HTTP usada na requisição. 

Quais são as causas dos erros de servidor?

Os erros 5xx se originam em falhas, bugs ou problemas de compatibilidade em diversas áreas, como hospedagem, CDN, código do site, sistemas de gerenciamento de conteúdo (como WordPress), ou até por incompatibilidade de plugins.

Problemas em cada um desses elementos atrapalham a renderização de páginas ou tornam as requisições muito lentas, e aí se originam os erros.

Alguns exemplos de problemas que geram páginas com código de status 5xx são:

  • Arquivo .htacess mal configurado;
  • Versão do PHP incompatível com a versão do CMS que você está usando;
  • Problemas no código PHP do site;
  • Atualizações em alguma aplicação;
  • Bugs que atrapalham renderização; 
  • Falhas em componentes do servidor ou no back-end do serviço de hospedagem do site;
  • Incapacidade do servidor em lidar com volume atual de requisições
  • O servidor não consegue lidar com o volume atual de requisições;
  • Indisponibilidades temporárias, como nos períodos de manutenção.

Qual o impacto de erros 5xx em SEO?

Eles impactam diretamente os resultados de SEO pois atrapalham o rastreamento e indexação das páginas. Esses dois processos são fundamentais para que um site tenha visibilidade no Google.

As consequências podem ser diversas, dependendo da frequência e do problema que origina o erro:

  • As páginas que apresentam o status 5xx não são rastreadas, pois o Googlebot. Se ele tenta repetidamente e não consegue, elas não são indexadas;
  • O crawl budget do site pode diminuir. O Googlebot fará menos requisições, pois supostamente o servidor não suporta o volume atual; 
  • Páginas podem ser removidas do índice do buscador devido ao entendimento de que a  experiência de navegar no site é ruim;
  • Devido à menor frequência de rastreamento, novas páginas podem demorar mais para aparecer no Google;
  • Atualizações de conteúdo também podem demorar mais a serem refletidas na SERP.

Como solucionar erros de servidor (5xx)?

São muitos erros diferentes, com muitas causas possíveis. Por isso, é complexo resolver, mas a abordagem geral é:

  • Mapear as páginas afetadas;
  • Verificar se é um problema momentâneo, persistente ou em grande escala;
  • Identificar os bugs que podem estar causando os erros do servidor;
  • Realizar as ações de melhoria, seja solucionando bugs no site, ou entrando em contato com hospedagem e servidor.

Precisa de conhecimento técnico para fazer isso. Será necessário fazer o “debug” de diversos pontos da estrutura do site, identificar os gargalos, priorizar as ações, editar configurações e mensurar resultados. Em certos casos pode ser indicado mudar de servidor, o que também não é tarefa simples, do ponto de vista de SEO. 

Independentemente da causa, se for um problema frequente, é difícil fazer sem suporte de especialistas em SEO técnico e em Desenvolvimento. Fazer errado pode impacta negativamente os resultados de SEO e negócios, por gerar gastos desnecessários de tempo e dinheiro.

Veja abaixo algumas ações gerais recomendadas pelo Google. São procedimentos “padrão” para avaliar e solucionar problemas frequentes. 

Analise as páginas afetadas

Como mencionamos anteriormente, você pode usar o relatório de estatísticas de rastreamento para entender quando o Googlebot encontrou erros de servidor no seu site.

Identifique as URL afetadas e use a ferramenta de inspeção de URL do Google Search Console para tentar reproduzir o erro.

Basta colar a URL no Search Console e ver se ela está sendo rastreada e indexada corretamente. Você também pode abrir a URL em aba anônima para ver se ela está disponível.

Reduza carregamento excessivo em páginas dinâmicas

O Google considera páginas dinâmicas aquelas que exibem um mesmo conteúdo para várias URLs. Um exemplo são páginas de variantes de produto criadas por meio de navegação facetada, como:

  • www.loja.com/sapato?cor=vermelho&tamanho=38
  • www.loja.com/sapato?tamanho=38&cor=vermelho

Essa estrutura pode resultar em excesso de requisições e demoras no carregamento, que dificultam o acesso às páginas. 

Verifique a capacidade do servidor

Se os problemas forem frequentes, o Google sugere verificar se a hospedagem do site está configurada corretamente e se ela dá conta de lidar com o tráfego atual do site. 

Pode ser necessário fazer alterações, solicitar suporte, ou em alguns casos até mesmo fazer uma troca. Depende muito da situação do seu site.

É interessante fazer esse tipo de mudança com cautela e com o apoio de equipes de SEO, pois influencia bastante no tráfego orgânico.

Revise bloqueios ao Googlebot

Algumas configurações podem bloquear acesso ao Googlebot de forma não intencional. São recursos de segurança para bloquear grandes quantidades de requisições em curtos espaços de tempo. Elas podem ser feitas por meio de DNS, firewall, DoS, etc.

Se mal configuradas, elas podem limitar o acesso ao Googlebot, pois o rastreador naturalmente faz altos volumes de requisições. Isso faz as páginas ficarem marcadas com “erro de servidor (5xx)”.

A solução é revisar as configurações do seu site e, em alguns casos, entrar em contato com sua hospedagem.

Controle corretamente rastreamento e indexação

As ações para limitar o acesso de crawlers podem reduzir a visibilidade de páginas.

Para minimizar efeitos negativos em SEO, o Google recomenda as seguintes práticas:

__

Se muitas páginas do seu site estão retornando erros 5xx, você precisa investir em melhorias técnicas. A boa performance do site é fundamental para aparecer bem no Google e impacta diretamente outras áreas do trabalho de SEO.

Por exemplo, de pouco adianta investir tempo e dinheiro em conteúdo e design se as páginas não podem ser lidas e indexadas corretamente. Entre em contato conosco e entenda nossas soluções para tornar seu site mais visível no Google e livre de erros técnicos indesejados.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *