Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 25/10/2024
6 min de leitura
O status “página com redirecionamento” indica que a URL não está sendo indexada porque ela está direcionando visitantes e rastreadores. O Google indexará apenas a página de destino.
Na maioria das vezes esse status não indica um erro, nem causa problemas em longo prazo. A exceção é se houver alguma página relevante marcada com esse status. Nesse caso, você precisa revisar o redirecionamento para garantir que a URL correta será indexada.
Em outros casos, não tem problema. Inclusive, os redirecionamentos são muito comuns em estratégias de SEO. Eles são úteis para direcionar tráfego de uma página para outra em casos de atualização de conteúdo ou em mudanças de estrutura de URL.
Veja neste post como entender o relatório de “página com redirecionamento” e em quais situações você precisa tomar alguma ação.
A descrição oficial do status é:
Essa é uma URL não canônica que redireciona para outra página. Por isso, essa URL não vai ser indexada. A URL de destino do redirecionamento pode ou não ser indexada, dependendo de como o Google avalia essa URL de destino. Uma URL canônica com redirecionamento pode ser indexada.
Para entender os detalhes do status, é necessário entender dois conceitos: o de redirecionamento e o de páginas canônicas.
Redirecionamentos levam o visitante de uma URL para outra página. Por exemplo:
A coisa muda um pouquinho de figura quando pensamos nas URL canônicas.
O conceito de URL canônica existe para diferenciar páginas que são muito parecidas entre si. Uma delas é marcada como principal através do atributo rel=canonical, e as demais são entendidas como cópias.
Seguindo no exemplo acima:
Se no futuro você redirecionar a página /sapato-novo para /sapato-ainda-mais-novo, ela continuará sendo indexada. Como ela é marcada como canônica para aquele grupo de páginas, o Google entende que ainda tem algum valor para o mecanismo de busca.
O status de indexação “página com redirecionamento” apenas indica esse comportamento e mostra quais páginas não serão indexadas.
Na maioria dos casos é normal. Nas situações acima, você realmente não quer pessoas acessando a página /sapato. Para o seu negócio, é mais interessante que as pessoas entrem em /sapato-novo. Logo, o comportamento é esperado e o Google está apenas te informando que está tudo bem.
Existem várias situações em que você não precisa corrigir os erros de “página com redirecionamento”. Por exemplo:
Você deve ter atenção a esse status para identificar possíveis problemas de redirecionamento. Duas causas comuns de erros são:
Quando fazemos um redirecionamento, a página retorna um status de resposta HTTP 301 ou 302.
301 indica um redirecionamento permanente. Ou seja, a página de origem não tem mais importância, então ela não deve mais ser indexada. É o caso de uma migração de site, por exemplo.
302 indica um redirecionamento temporário. Logo, a página de origem ainda tem importância, mas em algum momento específico os visitantes não devem acessá-la. Você pode usar quando algum produto sai de estoque temporariamente. Enquanto não volta, você faz um redirecionamento 302 para outro produto do seu site.
Observe o relatório de “página com redirecionamento” para identificar estes casos e corrigi-los.
O processo é bem autoexplicativo: basta identificar as URLs que devem ser indexadas e remover ou ajustar os redirecionamentos.
Os passos para isso são:
Depois disso, aguarde alguns dias e o processo deve estar resolvido.
Na teoria, é bem simples de resolver. Na prática, pode ficar mais complicado, especialmente se o seu site tem muitas páginas ou se você está passando por quedas de tráfego e ainda não conseguiu identificar o motivo. Se for o seu caso, entre em contato conosco! Somos especialistas em SEO e podemos guiar o processo de otimização dos redirecionamentos do seu site (além de dar apoio estratégico em todas as suas demandas de otimização para mecanismos de busca).
Comentários