O core update de agosto terminou em 3 de setembro de 2024, após 19 dias. Seu objetivo foi aprimorar a forma como o Google avalia conteúdo útil na Pesquisa Orgânica.
Essa atualização levou em consideração os feedbacks negativos que o Google têm recebido desde a atualização de conteúdo útil de setembro de 2023. Diversos sites afetados por essa atualização perderam tráfego, em especial os menores ou independentes.
A promessa do update era justamente recuperá-los. E isso parece ter acontecido em alguma medida. 🎉
Nem todos os sites cresceram, mas foi possível ver as melhorias começando a acontecer para sites que fizeram melhorias significativas desde o Helpful Content Update.
Este é um exemplo de cliente da SEO Happy Hour que se recuperou com o Core Update de Agosto de 2024:
Infelizmente também houve o grupo dos sites que perderam espaço com a atualização.
Fiz uma análise dos 30 sites que mais cresceram e dos 30 sites que mais caíram com o novo update aqui no Brasil.
Como a análise foi feita?
Para essa análise, exportei a lista dos sites mais acessados do brasil em julho de 2024, alguns dias antes do update começar, e comparei com dados de 04 de setembro, um dia após o update finalizar.
A ideia é perceber a diferença que o upload fez no tráfego dos portais.
Todos os dados apresentados são estimativas da ferramenta Semrush e levam em conta apenas o Brasil.
Comparei dois tipos de crescimento e queda:
Absoluto: o quanto o tráfego aumentou ou caiu em números absolutos;
Percentual: o quanto o tráfego aumentou ou caiu percentualmente.
Quais sites mais cresceram?
Esta é a lista dos sites que ganharam tráfego durante o mês de agosto.
Sites que mais cresceram em números absolutos
Analisando os sites que mais cresceram, os nichos de notícia e e-commerce se destacam, o que faz sentido para época do ano que estamos vivendo.
O segundo semestre do ano é a época mais aquecida do varejo, por causa das datas comemorativas (Black Friday, dia das crianças, Natal, etc.). É comum sites desse segmento terem mais visibilidade – tenho acompanhado esse comportamento em todos os anos.
Já sobre os sites de notícias, é esperado o crescimento pelo tanto de desgraças acontecendo (guerras, desastres naturais, queimadas, alagamentos, etc). Além disso, estamos em ano de eleição municipal, então o Google precisa se certificar de que apenas conteúdo legítimo e de qualidade é exibido em destaque.
Sites que mais cresceram percentualmente
No caso dos sites que cresceram em percentual, muitos deles também são e-commerces, corroborando com o que falei acima.
Sites que mais caíram no período
Estes são os sites que mais perderam tráfego com o core update de agosto de 2024. O engraçado é que o mais afetado no Brasil não perdeu acessos diretamente por causa da atualização.
Sites que mais caíram em números absolutos
Analisando os sites que mais caíram, o Twitter/X é o grande vencedor.
Como ele foi suspenso no Brasil e o Google usa dados de engajamento como um dos fatores para determinar a exibição de sites, acredito que o Twitter perdeu visibilidade por isso.
Ao contrário dos outros sites, que começaram a cair quando a atualização começou, a queda do Twitter começa após a decisão de Alexandre de Moraes.
Fora isso, muitos sites que vinham crescendo em updates anteriores estão na lista dos que mais caíram agora, como: Instagram, INSS, TikTok, O Antagonista, CBF.
Sites que mais caíram percentualmente
Já dos sites que mais caíram percentualmente, confesso que muitos deles não conheço para dar uma opinião.
O que posso dizer é que alguns desses sites caíram porque tiveram períodos de instabilidade. Por exemplo, a Shoptime não existe mais. Agora o site exibe apenas uma tela estática que direciona o visitante para a Americanas.
O Futemax é outro caso. É um site de streaming ilegal de jogos de futebol e programação de televisão. Está sempre mudando de domínio para não sair totalmente do ar.
Além deles, fiquei muito feliz em ver o portalinsights.com.br nessa lista. É um site que vinha crescendo muito nos últimos meses, com conteúdo 100% gerado por IA ou criado por terceiros. A finalidade era apenas gerar tráfego, sem gerar valor.
Quero olhar melhor outros sites nesse estilo para ver se caíram. Espero que sim!
Considerações importantes sobre tráfego em Core Updates
Ainda é cedo para afirmar com certeza, mas o Google parece ter acertado a mão com o último core update. Os últimos derrubaram a visibilidade de muitos sites que, de fato, são bons (na minha opinião). E sites com conteúdo de baixo valor estavam com visibilidade.
Fiquei feliz em ver sites com conteúdo majoritariamente gerado por Inteligência Artificial e sem revisão humana caindo. Também é recompensador ver os sites que estão melhorando SEO e usabilidade crescendo.
Se o seu site caiu ou não cresceu, as recomendações são:
Fazer autoavaliações sobre o conteúdo do seu site, para entender se de fato é útil ou não;
Publicar apenas conteúdo relacionado com o que os seus visitantes querem ver;
Evitar criar páginas apenas para tentar aproveitar oportunidades em mecanismos de busca;
Editar páginas e torná-las úteis ao invés de deletá-las imediatamente. Pode ser reescrevendo-as, melhorando a qualidade das informações, ou tornando-as mais simples e fáceis de navegar, entre outras ações.
Se você fez melhorias, pode levar tempo para ver um efeito na Pesquisa Orgânica. Algumas mudanças podem ter efeito em poucos dias, mas pode levar meses para nossos sistemas aprenderem e confirmarem que o site como um todo está produzindo conteúdo útil e focado nas pessoas. Se já faz alguns meses e você ainda não viu nenhum efeito, pode significar esperar até o próximo core update.
Se você precisa de apoio para superar esse momento, vamos conversar! Terei prazer em ajudar. Entre em contato com a equipe da SEO Happy Hour e vamos fazer seu site voltar a crescer nos buscadores.
Rafael Simões é CEO da SEO Happy Hour e especialista com mais de 13 anos de experiência em SEO. Já atendeu clientes do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Também é host do podcast SEO Happy Hour. Desde 2011 ajuda empresas a aumentarem seu tráfego, vendas e leads com estratégias de Search Engine Optimization e Conversion Rate Optimization.
Comentários