Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Atualizado em 15/03/2024
5 min de leitura
Indexability (ou indexabilidade) é a capacidade de uma página ser indexada por mecanismos de busca. Quando uma página é indexada, ela se torna parte da base de dados do buscador e está apta a aparecer nos resultados da pesquisa orgânica.
A indexação de uma página funciona assim:
Todos os dias robôs do Google, Bing e outros buscadores varrem a web, fazendo o crawl e a indexação das páginas.
Parte do trabalho de SEO é aumentar a indexabilidade das páginas. Ou seja, tornar o processo de processar as informações o mais simples possível para os buscadores.
São dois conceitos complementares, mas diferentes. Indexability e Crawlability são etapas de um mesmo processo de exibir uma página como resultado de pesquisa:
O processo é similar para os principais buscadores. Veja abaixo o que é exigido pelo Google:
A documentação sobre o funcionamento da pesquisa do Google indica quais são os erros comuns que dificultam o processo:
Páginas não-indexáveis não aparecem nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca. São URLs marcadas com a tag noindex, uma instrução para que os buscadores as ignorem.
Este recurso é usado em casos específicos de páginas que devem estar no site, mas adicionam pouco valor do ponto de vista de SEO, como:
Se você está com problemas de indexabilidade em seu site, ou quer indexar páginas mais rápido, tente o seguinte:
O primeiro passo indicado pelo Google em seu guia de SEO é fazer uma pesquisa usando o operador “site:[seusite.com]”. O resultado são todas as páginas indexadas daquele domínio.
Veja dois exemplos:
Além disso, você pode usar a ferramenta de inspeção de URL. É um recurso do Google Search Console que permite várias ações relacionadas à indexação das páginas, como:
Para consultar uma URL específica do seu site, basta acessar “inspeção de URL” no canto superior esquerdo e digitar o link da página:
Além de conferir se uma URL está indexada, você também pode ver informações sobre o site como um todo dentro do Google Search Console. Por exemplo, é possível ver quais páginas ainda não foram indexadas e por quais razões, enviar sitemaps, ou solicitar remoção de conteúdo da pesquisa orgânica.
As opções estão disponíveis também estão disponíveis no menu à esquerda, agrupadas em “Indexação”:
Para entender os detalhes sobre indexação de páginas no Google, recomendamos a leitura do guia completo sobre o assunto, aqui no blog da SEO Happy Hour.