Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Atualizado em 19/04/2024
5 min de leitura
Intenção de busca é um termo que descreve o objetivo geral de uma pesquisa. Ela explica porque alguém digitou determinado termo no Google. Por exemplo, quem pesquisa por “loja de bicicleta” quer comprar algo e quem pesquisa sobre “o que é marketing digital” quer aprender algo novo.
O objetivo do Google é sempre atender à intenção de busca, pois ela indica quais informações são as mais relevantes para aquela pessoa. Quando alguém digita “loja de bicicleta”, o buscador exibe uma lista de lojas próximas, com informações de contato e avaliações. Quando digita “o que é marketing digital”, aparecem guias completos com os principais conceitos.
Nos casos acima, a intenção de busca é bastante clara – basta ler as palavras-chave para ter uma ideia. Em outras situações é mais difícil de identificar.
A intenção de busca é um dos principais elementos de SEO. Isto ocorre pela forma como o Google funciona: se ele não exibisse resultados relevantes, as pessoas parariam de usar.
Por isso, o Google tenta sempre “encurtar” o caminho das pessoas até as informações que elas procuram. Isso ocorre de várias formas: às vezes é por meio de resultados ricos, às vezes por apresentar as páginas boas páginas nas primeiras posições.
“Boas páginas”, nesse caso, são páginas confiáveis, que publicam conteúdo útil e que correspondem à intenção de busca.
Quanto mais você entende o conceito, mais fácil fica:
As definições mais comuns sobre tipos de intenção de busca são:
Basicamente todas as palavras-chave estão em um destes grupos, mas pode haver algumas variações de nome. Por exemplo, alguns profissionais de SEO consideram “comercial” e “transacional” como sinônimos, outros fazem a diferenciação.
Na prática, as pessoas usam buscadores quando querem descobrir algo novo; chegar a algum lugar ou comprar um produto ou serviço.
Quando uma busca for muito geral, o Google exibirá diferentes tipos de resultados, pois é impossível determinar a intenção exata.
Para ilustrar, vamos analisar a pesquisa por “tricô” no Google. Só com esse termo, não dá para saber se a pessoa quer aprender a fazer tricô, se está procurando materiais ou se está procurando uma loja específica.
Nestes casos, o Google traz resultados mais abrangentes, como:
Uma das principais formas de descobrir a intenção de busca é pesquisar a palavra-chave no Google. Observe quais são os primeiros resultados e quais recursos aparecem na pesquisa. Eles indicam como o Google lê o interesse dos visitantes naquele termo.
Por exemplo: se aparecem produtos do Google Shopping, é comercial ou transacional, e se aparece um trecho em destaque, é informacional.
Em algumas buscas, as próprias palavras que compõem o termo pesquisado indicam qual é a intenção. Por exemplo, “comprar tênis de corrida” mostra interesse comercial e “limpar tênis de corrida” mostra interesse informacional.
“3 C” é uma estratégia para adaptar conteúdos à intenção de busca. É um termo em inglês para ilustrar o processo de analisar os resultados da SERP antes de criar um conteúdo.
Pesquise a palavra-chave no Google e analise o seguinte sobre os resultados da primeira página:
Em geral, se uma página aparece na primeira página de resultados, ela está atendendo à intenção de busca de alguma forma. Avaliando o que já está na SERP, você tem algum direcionamento para criar ou editar suas páginas.