O que são palavras-chave e qual sua importância em SEO?

Palavras-chave (keywords, ou KW) são os termos que as pessoas digitam nos mecanismos de busca. Em SEO, esses termos direcionam a criação de conteúdo, para aumentar as chances de um site ranquear bem para aquela palavra-chave específica.

Por exemplo, imagine que você administre o site de uma cervejaria. Suas palavras-chave serão termos como “cerveja”, “cerveja pilsen”, “cerveja pale ale”, “chopp ipa”, entre outras relacionadas. A ideia é otimizar as páginas para seu site aparecer sempre que alguém digitar estes termos no Google.

Elas podem ser literalmente palavras, como “cerveja”, conjuntos de palavras, como “cerveja pilsen”, ou mesmo frases inteiras, como “características das cervejas pilsen”. 

Estratégias de SEO envolvem a pesquisa e produção de conteúdo com base nas palavras-chave mais relevantes para determinado negócio. 

Qual a importância das palavras-chave em SEO?

As palavras-chave conectam os termos que as pessoas pesquisam no Google com páginas que falam sobre esses assuntos. Por isso, escolher os termos corretos e otimizar as páginas é essencial para aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Quando este processo é ineficiente, seu site tende a não aparecer no Google. Ou aparece para pesquisas que não são relevantes para o seu modelo de negócio.

Ter uma boa estratégia de palavras-chave oferece vários benefícios, como: 

  • Melhora o posicionamento do seu site no Google;
  • Leva público qualificado ao seu site;
  • Permite aprender sobre o seu nicho de mercado e os seus consumidores;
  • É uma forma de acompanhar o que está em alta no seu mercado de atuação;
  • Guia a sua estratégia de produção de conteúdo;
  • Atrai potenciais clientes dentro do seu público-alvo.

Quais são os tipos de palavras-chave? 

É possível pensar em diferentes classificações, como por exemplo:

Cada tipo tem as suas próprias características e, de forma geral, todas fazem parte de estratégias de SEO. 

1. Com ou sem marca

    Palavras-chave com marca, ou branded keywords, incluem menção a uma empresa. Normalmente impactam pessoas que já tem interesses bem definidos.

    Palavras-chave sem marca não mencionam nenhuma empresa específica. Normalmente, quem as pesquisa no Google está em um estágio anterior na tomada de decisão.

    Veja alguns exemplos:

    • “Comprar iPhone” e “comprar smartphone”: a primeira opção indica quem já escolheu um modelo, no segundo caso a pessoa ainda não sabe qual celular comprar;
    • “Ferramentas de SEO” e “SEO ahrefs”: a primeira opção indica alguém que está buscando opções no mercado, a segunda quer saber mais sobre uma ferramenta em particular.

    2. Intenção de busca

    Intenções de busca são os motivos pelos quais alguém digita algo no Google. Por exemplo, quem digita “comprar iPhone” claramente quer comprar um celular. Quem digita “o que é SEO” quer aprender uma informação nova.

    Em geral, todas se encaixam nestas intenções de busca:

    • Informacional: quer alguma informação, resposta a uma pergunta, aprender a resolver um problema ou se aprofundar sobre algum assunto;
    • Navegacional: a pessoa quer acessar uma página específica, 
    • Comercial: a pessoa quer comprar algum produto ou serviço;
    • Transacional: a pessoa está procurando um site para fazer uma compra. É parecido com a intenção comercial, mas está mais próxima do momento de fechar negócio.

    Cada intenção de busca tem seu próprio espaço dentro de estratégias de SEO. Por exemplo, palavras-chave informacionais podem educar a audiência sobre um produto e serviço de nicho, enquanto otimizar páginas para palavras-chave comerciais podem aumentar bases de leads ou de clientes. 

    3. Curtas, médias ou longas

      Uma classificação muito conhecida tem base na especificidade e no tamanho da palavra-chave. Em geral, expressões curtas indicam um termo genérico e com interesses poucos claros e expressões longas indicam pesquisas específicas.

      Nesta definição, os tipos são:

      • Cauda curta: também chamadas de head tail. São pesquisas mais gerais, com alto volume de busca, como “restaurantes”. Em alguns casos essas palavras também são chamadas de seed (semente), porque são as bases para as mais específicas;
      • Cauda média: também chamadas de middle tail. São mais específicas do que as palavras de cauda curta, como “restaurantes em Curitiba”, mas não tão nichadas;
      • Cauda longa: também chamadas de long tail. São os termos mais específicos possíveis, como “restaurantes veganos em Curitiba”.

      A tendência é que palavras-chave de cauda curta tenham mais concorrência e gerem mais tráfego. O lado negativo é que este tráfego não será tão qualificado, justamente pela quantidade de pessoas que acessam o site sem intenções bem definidas.

      Já as palavras-chave de cauda longa tendem a ter menos concorrência, mas atraem um público menos qualificado. 

      Portanto, todos os tipos têm espaço em estratégias de SEO, dependendo de quais grupos de pessoas você quer atingir. Por exemplo:

      • Quem pesquisa por “restaurantes” quer ver todas as opções próximas para apenas então escolher. Pode ser qualquer tipo de pessoa;
      • Quem pesquisa “restaurante vegano” já tem uma ideia mais clara e hábitos alimentares específicos;
      • Quem pesquisa “restaurante vegano barato” tem uma ideia clara, hábitos alimentares específicos e um interesse claro de orçamento. 

      Um número menor de pessoas pesquisa “restaurante vegano barato” do que “restaurante vegano”.

      Mas para restaurantes que têm o valor como diferencial, é relevante aparecer em destaque na busca por “restaurante vegano barato”. Por mais que menos pessoas usem o termo, quem usa tem alta chance de comprar.

      Como encontrar palavras-chave para SEO?

      Este processo se chama pesquisa de palavras-chave. Existem vários métodos e ferramentas para fazer. Veja uma das formas:

      • Liste os principais tópicos que a sua empresa ou site cobre;
      • Inclua palavras-chave sobre cada tópico, começando pelas de cauda longa;
      • Observe as intenções de busca de cada termo;
      • Pesquise os termos em aba anônima e veja pesquisas relacionadas e As Pessoas Também Perguntam para ter novas ideias;
      • Use ferramentas de SEO para a pesquisa, como Ahrefs ou Semrush.

      Feito isso, você terá uma lista de expressões para trabalhar. A próxima etapa será escolher as melhores.

      Como definir quais palavras-chave trabalhar?

      Na hora de criar os conteúdos, dê preferência para as palavras-chave que:

      Em geral, você deve observar também as estratégias dos seus concorrentes e a sua habilidade em produzir conteúdo sobre aquele termo. Em alguns casos, isso significa investir em palavras-chave com pouco (ou nenhum) volume de buscas. Faça isso quando identificar valor naquele termo.

      Como otimizar um conteúdo usando palavras-chave?

      Depois de selecionar os termos, otimize páginas do site para eles. Esta é uma das principais estratégias de SEO on page

      Uma prática comum no mercado é ter uma página para cada palavra-chave, normalmente dentro do seguinte modelo:

      • Uma palavra-chave principal, que é o foco geral do texto;
      • Diversas palavras-chave secundárias que complementam a principal. 

      Essa ideia existe apenas para organização de texto, já que na prática uma mesma página pode ranquear para centenas de palavras-chave diferentes.

      Nesta abordagem, as secundárias são variações da principal, ou que compartilham intenções de busca muito parecidas. Não faria sentido ter uma página para cada variação, por isso elas são reunidas em uma só página.

      Ao escrever o conteúdo, as principais recomendações são:

      • Adicione a palavra-chave ao conteúdo da página com naturalidade;
      • Use a palavra-chave em pontos importantes da página, como title tag, meta descrição ou primeiro parágrafo de conteúdo;
      • Pense na sua palavra-chave como um tópico, sem repetir o termo exato em todas as oportunidades. Isso evita o excesso de palavras-chave;
      • Inclua a palavra-chave como texto alternativo das imagens, quando for possível;
      • Inclua a palavra-chave como texto-âncora de links internos, quando possível.