Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Atualizado em 31/10/2024
5 min de leitura
Branded keywords, ou palavras-chave com marca, são termos de pesquisa diretamente associados com nomes de marcas ou produtos. Alguns exemplos são: “podcast da SEO Happy Hour” ou “consultoria SEO Happy Hour”.
Uma das formas de classificar tipos de palavras-chave é pela menção a uma marca.
Provavelmente quem digita “podcast da SEO Happy Hour” no Google já sabe o que quer ouvir. Quem digita “podcasts sobre SEO” ainda está buscando opções. E quem pesquisa por “consultoria SEO Happy Hour” está em busca de uma parceria específica; já quem digita “consultoria de SEO” no Google ainda não decidiu qual contratar.
Quem pesquisa pela sua marca no Google está mais perto de comprar. São pessoas que já consideram os seus produtos ou serviços como uma solução para seus problemas, mas ainda precisam de um “empurrãozinho” para comprar.
Por isso, posicionar as páginas certas para pesquisas com marca pode aumentar o seu faturamento.
Toda compra na internet é resultado de um processo longo, chamado de jornada do cliente ou jornada de compra. Ela se refere aos diversos momentos que antecedem uma transação:
Os nomes e estágios tem alguma variação, mas em resumo é isso. As palavras-chave com marca se relacionam com o fim dessa jornada. Clientes recorrentes também costumam usá-la para encontrar mais rapidamente o que estão buscando.
Normalmente, seu site automaticamente terá bons posicionamentos para a marca, pois o Google entende que você é o resultado mais relevante. Mas isso nem sempre acontece, especialmente para palavras-chave mais específicas.
Além disso, conhecer e monitorar as palavras-chave com marca também apoiam análises importantes de SEO. Você pode observar o tráfego com e sem marca para entender se está atraindo visitantes “frios” ou prontos para comprar.
Também pode entender quais produtos ou termos específicos são mais relevantes para o seu público-alvo e usar a informação em campanhas de marketing ou para otimização de páginas do site.
Em termos de estratégia de SEO, estas são algumas razões para observar com atenção as suas palavras-chave de marca:
Os passos básicos são os mesmos que você faria para qualquer tipo de palavra-chave. Veja abaixo algumas boas práticas:
Comece identificando os termos que já geram tráfego e as possíveis oportunidades.
Você pode ver quais consultas já geram tráfego através do Google Search Console, ou usar ferramentas de SEO como Ahrefs ou Semrush para análises mais detalhadas.
As ferramentas têm recursos específicos para pesquisas branded keywords. Você pode digitar seu site e encontrar as consultas com palavras-chave de marca ou fazer uma pesquisa digitando o nome da sua marca.
Feito isso, você terá uma lista de palavras-chave para trabalhar.
Não existe uma “regra” sobre como priorizar as otimizações. Escolha com base nas suas metas prioritárias e no seu momento de negócio.
Algumas possibilidades são:
Links internos são hyperlinks que levam para outras páginas do seu site. Eles ajudam o Google a entender a estrutura do seu site e podem fortalecer a leitura das palavras-chave com marca nas suas páginas.
Revise a linkagem interna das páginas mais relevantes e das que mencionam as suas palavras-chave alvo.
Faça uma análise do conteúdo das páginas que você quer otimizar e, se necessário, atualize as informações. Tente sempre ser mais informativo que os concorrentes que aparecem na primeira página. Se você fizer isso, aumentam as chances de você alcançar a primeira posição, pois você é o detentor da marca.
Caso precise criar uma página do zero, siga a mesma lógica: liste as principais informações sobre a marca, os conteúdos relevantes para aquela palavra-chave e analise o que os concorrentes estão falando. Crie o conteúdo com base nisso.
Sua estratégia de SEO deve equilibrar os esforços de otimização para palavras-chave com e sem marca. Elas ocupam espaços diferentes e complementares.
As palavras-chave sem marca podem te ajudar a gerar tráfego orgânico e aumentar a visibilidade para termos importantes dentro do seu segmento de atuação. Elas atingem públicos que estão mais longe da compra, mas podem passar a considerar a sua empresa como uma solução viável para seus problemas.