Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Atualizado em 19/03/2024
7 min de leitura
Resultados de busca ou resultados de pesquisa são os sites que um buscador exibe em resposta a uma consulta. Sempre que uma pessoa pesquisa algo no Google, aparece uma lista de páginas sobre aquele assunto. Estes são os resultados da busca.
Além de páginas, outros elementos também podem aparecer como resultados, como vídeos, imagens ou anúncios.
🍻 Por exemplo, quando você digita “newsletter sobre SEO” no Google, a SEO Happy Hour aparece como o primeiro resultado de pesquisa:
O Google exibe inúmeros resultados para cada pesquisa. Normalmente, a primeira posição é a que atrai mais cliques e, da segunda posição em diante, vai caindo gradativamente. Isso acontece porque poucas pessoas rolam a página e acessam sites que aparecem no final ou na página seguinte.
O objetivo do SEO é posicionar páginas como resultados de busca para palavras-chave específicas. Na primeira posição, de preferência.
No Google, o processo para uma página aparecer como resultado de busca tem três etapas:
Cada buscador tem uma série de diretrizes para definir os resultados de busca. No caso do Google, os critérios incluem significado e contexto da busca, relevância e qualidade do conteúdo e usabilidade da página.
Os rastreadores estão sempre adicionando novas informações ao índice. Eles rastreiam páginas novas e atualizam as páginas que já estão indexadas. Por isso, os resultados mudam com frequência.
O objetivo destas atualizações é aprimorar a exibição ou prevenir a manipulação de resultados das pesquisas. Em março de 2024 o Google anunciou duas atualizações desta natureza, um core update e um spam update.
Existem dois tipos principais de resultados de pesquisa:
Veja os detalhes sobre cada um:
Os resultados de pesquisa orgânica são listas não-pagas de sites. A lista e a ordenação dos resultados é definida através de algoritmos do Google, que privilegiam informações relevantes para o termo pesquisado.
Os resultados da pesquisa orgânica incluem:
Além destas informações básicas, alguns resultados de busca são mais detalhados. São os chamados resultados ricos, que podem incluir elementos como avaliações ou preço de produtos.
Veja abaixo um resultado orgânico para “curso de desenho”:
Dependendo da busca, outros tipos de conteúdo aparecem no topo da página. Por exemplo, “como editar vídeo” destaca vídeos ensinando o processo. O Google exibe o tipo de conteúdo que julga mais relevante para cada pesquisa.
SEO é a especialidade do marketing que estuda e aplica estratégias para fazer páginas aparecerem em destaque na pesquisa orgânica.
São anúncios exibidos como resultado de uma busca. Eles aparecem em diversos pontos da página, normalmente no topo e ao final da tela, ou entre os resultados orgânicos.
Os resultados de pesquisa paga costumam incluir:
Os resultados de pesquisa paga estão sempre marcados como “patrocinado”.
Estes são resultados pagos para “curso de desenho”:
A lista de anúncios da pesquisa paga do Google é definida em formato de leilão. Alguns fatores que influenciam a possibilidade de aparecer são:
A especialidade do marketing que lida com a pesquisa paga do Google varia de nome dependendo da empresa ou região, mas em geral é chamada de mídia paga, realizada por profissionais especialistas em Google Ads.
Existem diversas estratégias e otimizações para aumentar as chances de aparecer em destaque na pesquisa orgânica. Há abordagens específicas para diferentes tipos de páginas, como de produto em um e-commerce ou de blog.
As recomendações abaixo são boas práticas gerais, que você deve seguir em qualquer página do seu site:
Palavras-chave são os termos que as pessoas pesquisam no Google. Nos exemplos deste post, foram “newsletter sobre SEO” e “curso de desenho”.
É ideal que cada página do seu site tenha uma palavra-chave como “foco”. E esta escolha não é aleatória: se você selecionar palavras-chave com muita concorrência, é mais difícil posicionar uma página nova nos resultados de busca.
Recomendamos ler o nosso guia sobre pesquisa de palavras-chave para aprender como escolher as suas.
Intenção de busca é o propósito que leva alguém a pesquisar algo no Google. A maior parte das palavras-chave se divide entre as intenções:
Sua página deve corresponder à intenção de busca de sua palavra-chave principal.
Seguindo os exemplos deste post:
Às vezes, é ainda mais óbvio: “comprar celular” certamente se trata de uma palavra-chave comercial. Em outras situações você precisa pesquisar a palavra-chave no Google e observar os resultados para entender qual tipo de conteúdo melhor responde à intenção de busca.
O Google valoriza conteúdo útil, confiável, preciso e que agrega valor.
A definição de conteúdo útil para o Google é:
Informações úteis e confiáveis criadas principalmente para beneficiar as pessoas, e não para subir na classificação do mecanismo de pesquisa, nos principais resultados da Pesquisa.
Os sistemas e atualizações do buscador privilegiam informações originais e as páginas que proporcionam boas experiências aos visitantes.
Recomendamos a leitura do FAQ do Google sobre como criar conteúdo útil. Ele explica como mensurar se o seu conteúdo é útil ou não, de acordo com as diretrizes da big tech.
Links internos são linkagens entre páginas do seu site. Eles fornecem ao Google mais contexto sobre as páginas e explica como elas se relacionam, o que pode favorecer sua exibição como resultado de pesquisa.
Os benefícios de ter uma boa estrutura de links internos incluem:
Tudo isso sinaliza ao Google que uma página é relevante.