Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Atualizado em 24/05/2024
4 min de leitura
O texto âncora, ou texto do link, é o texto visível de um hyperlink. São as palavras clicáveis, geralmente em cor azul, que levam o visitante à outra página, como estas, que aparecem em azul. Elas indicam o que as pessoas encontrarão ao clicar nos links, e as levam a outras páginas.
Os textos âncoras são marcados pela marcação HTML <a>. No caso do hyperlink Glossário de SEO da SEO Happy Hour:
Logo, a marcação HTML seria:
<a href=”https://www.seohappyhour.com/glossario”> Glossário de SEO da SEO Happy Hour</a>
Praticamente todas as plataformas de publicação de conteúdo, como o WordPress, permitem inserir e editar hyperlinks sem escrever o código. Basta usar atalhos de teclado ou alguns cliques nas barras de ferramentas.
A principal função dos textos âncora é dar contexto sobre um link. Assim, os visitantes conseguem entender o que encontrarão, antes mesmo de clicar em uma página.
Bons textos âncoras permitem inserir links internos e externos com naturalidade dentro do conteúdo de um site. Por exemplo, se há um link para a palavra SEO on-page, você sabe que encontrará informações sobre este assunto.
No mais, o Google lê os textos âncora durante o rastreamento de páginas. Os rastreadores levam em conta a localização e a qualidade dos textos de link, segundo a lista de boas práticas do Google.
É possível pensar em alguns “tipos” de textos âncora. Os mais comuns que vemos por aí são:
No caso do link https://www.seohappyhour.com/glossario, ficaria:
O correto é sempre usar textos-âncoras contextualizados. Ou seja, linkar palavras que tenham algum sentido no texto.
Na lista acima, “glossário de SEO”, “lista completa de termos de SEO” e “dicionário de SEO” são bons exemplos. Basta ler as palavras para entender qual é a página de destino: uma lista com termos comuns sobre SEO.
“SEO Happy Hour” e “acesse aqui” são exemplos ruins. Eles não deixam claro porque o link existe, nem qual é a página de destino.
Para o Google, um bom texto âncora é:
“Descritivo, razoavelmente conciso e relevante para a página em que está e para a página de link. Dá contexto ao link e alinha as expectativas para os leitores. Quanto melhor o texto âncora, mais fácil é a navegação para os visitantes e mais fácil é para o Google entender sobre o que é a página que você está linkando”.
Na hora de escrever, isso significa:
Não existem regras específicas, em geral vale o bom senso na hora de fazer a redação das páginas.
Se você tem dúvidas ou prefere aprender de forma mais prática, indicamos a leitura de artigos da Wikipédia. Praticamente todos os artigos têm links que seguem as principais recomendações de textos âncora que o Google segue.