Google punirá abuso de reputação de site com ações automáticas e manuais

Abuso de reputação é um dos novos itens do spam update do Google; big tech confirma ações manuais a partir de 5 de maio de 2024

O Google combaterá abuso de site de duas formas: com ações automáticas (algorítmicas) e manuais (após avaliação humana). O abuso de reputação do site é um dos itens do spam update do Google, anunciado em março de 2024. 

As novas políticas já estão em vigor, mas casos de abuso de reputação do site serão avaliados a partir de 5 de maio de 2024. Ou seja, quem faz essa prática tem até esta data para adaptar suas linhas editoriais. 

A especialista em SEO Lily Ray perguntou no Twitter: “(Punições do) componente de ‘abuso de reputação de site’ das novas políticas de spam do Google serão aplicadas por ações manuais ou algorítmicas?”.

Danny Sullivan, porta-voz da pesquisa do Google, respondeu de forma simples e direta: “ambas”. Veja abaixo:

O que é abuso de autoridade de domínio?

É a prática de publicar conteúdo de baixo valor em domínios de boa reputação para tentar manipular resultados do Google. É considerado spam quando acontece nas seguintes condições:

  • O Conteúdo é de baixa qualidade;
  • A página foi feita apenas para ranquear no Google, sem valor real para os visitantes; 
  • O conteúdo do site não é revisado pelo time editorial. 

A partir de agora, donos de site serão responsabilizados por tudo que está no domínio. Mesmo sites que produzem conteúdo de qualidade serão punidos, caso hospedem páginas consideradas spam. 

Elizabeth Tucker, gerente de produto do Google, define o abuso desta forma (em tradução e grifos nossos):

“Há casos em que sites que publicam ótimos conteúdos também hospedam conteúdos de baixa qualidade, criados por terceiros com objetivos de capitalizar na forte reputação de um site. 

Por exemplo, um terceiro pode publicar sobre empréstimos financeiros em um site educacional, para se beneficiar da autoridade deste site.

Se esses conteúdos forem bem classificados na pesquisa, podem confundir ou enganar visitantes, que podem ter expectativas diferentes sobre aquele site”.

A política foi anunciada em março, cerca de dois meses antes de entrar em vigor, junto com o core update do Google. 

A implementação do spam update aconteceu em 20 de março de 2024, mas sites terão até 5 de maio de 2024 para se adaptar às novas políticas de abuso de autoridade de domínio.

Já o core update foi anunciado em 5 de março de 2024, mas até o fechamento desta matéria ainda não tinha chegado ao fim.

O que são ações automáticas e manuais?

As ações automáticas e manuais são as penalizações para quem desrespeita as políticas do Google. No caso de SEO, são as diretrizes da Pesquisa Orgânica, incluindo as regras sobre spam.

As ações automáticas, ou ações algorítmicas, são aplicadas pelos bots do Google sempre que eles identificam quebras em alguma diretriz.

As ações manuais são feitas por avaliadores humanos, sempre que eles percebem algo fora das regras do Google. As ações são notificadas por meio de um relatório de ações manuais no Google Search Console.

Sites punidos pelo Google têm menos visibilidade na Pesquisa Orgânica. Em alguns casos, podem desaparecer completamente dos resultados de pesquisa.

__

Acompanhe todas as mudanças da Pesquisa Orgânica e prepare-se para as atualizações do Google! Inscreva-se em nossa newsletter, ouça nosso podcast e nos siga no LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades em SEO.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *