AI Overviews do Google chegam ao Brasil em agosto

A Pesquisa Orgânica começará a exibir resumos feitos por Inteligência Artificial; big tech anuncia novas funcionalidades para as Overviews. 

Em agosto de 2024 as AI Overviews estarão disponíveis no Brasil. São respostas geradas por Inteligência Artificial para algumas pesquisas, que aparecem no topo da tela. A implementação será gradual e pode levar várias semanas.

As AI Overviews foram lançadas em maio de 2024 nos Estados Unidos. Assim como vários recursos do Google, ficou disponível apenas por lá durante vários meses. No período, a empresa ouviu feedbacks e aprimorou o produto. O processo foi polêmico, devido aos problemas de qualidade nas respostas geradas por IA

Começando em agosto, mais seis países receberão o recurso. Segundo Hema Budaraju, diretora do Google, há um esforço para manter as respostas em mais alto nível em todos os idiomas. 

Veja abaixo as principais novidades das AI Overviews, anunciadas no dia 15 de agosto.

Seis países recebem as AI Overviews

Além do Brasil, Reino Unido, Índia, Japão, Indonésia e México receberão as AI Overviews. 

A expansão do recurso acontece depois de testes de qualidade de respostas e satisfação de usuários nos Estados Unidos.

Segundo o comunicado oficial do Google:

Desde o lançamento nos EUA, notamos que as pessoas que usam as AI Overviews usam mais a Pesquisa Orgânica e estão mais satisfeitas com os resultados. As pessoas que estão buscando ajuda com tópicos complexos estão interagindo mais e voltando a usar o recurso. Além disso, notamos maior engajamento de pessoas jovens, entre 18 e 24 anos, quando eles usam a Pesquisa Orgânica com as AI Overviews.

Na sequência, o comunicado esclarece que a expansão será gradual para que a equipe de qualidade do Google possa acompanhar de perto as respostas geradas. 

O texto do Google não menciona diretamente, mas possivelmente é uma medida para evitar alguns problemas do lançamento dos EUA. Nas primeiras semanas os resumos do Google indicaram que as pessoas comessem pedra ou colocassem cola na pizza.

Outra novidade é que links de sites estão mais visíveis nas respostas geradas por IA. 

Segundo o Google, as pessoas estão visitando um número maior de sites para encontrar dúvidas para perguntas complexas. Agora, os resumos de IA incluem links para sites com conteúdo útil sobre cada assunto.

Por enquanto, são ícones que as pessoas podem clicar para acessar os sites, como na imagem abaixo. O Google também está testando inserir hyperlinks dentro dos próprios resumos. 

De acordo com Budaraju, os resultados preliminares do experimento foram positivos:

Mostrar links diretamente para os sites dentro das AI Overviews está levando maior tráfego aos domínios. Continuaremos testando diferentes formas de apresentar a informação mais útil às pessoas, priorizando abordagens que levam tráfego a sites relevantes. E, como sempre, anúncios aparecendo antes ou depois das AI Overviews continuarão oferecendo opções de valor para pessoas se conectarem com empresas.

Novas formas de interagir com as respostas

Alguns recursos estão em fase experimental no Search Labs. Por enquanto eles estão disponíveis apenas para pesquisas em inglês, nos Estados Unidos. Dependendo dos resultados dos testes devem ser implementados em todos os países. Veja abaixo:

  • Salvar respostas, incluindo os links indicados. Assim, se você fizer uma nova pesquisa, a resposta salva será exibida. Também será possível navegar por todos os resumos que você salvar. 
  • Simplificar a linguagem das respostas. Basta apertar um botão para mudar o estilo de redação. O estilo de texto ficará mais simples e fácil de entender. 

__

As AI Overviews costumam dividir opiniões na comunidade de SEO. 👀

Você gostou da novidade? Está ansioso para testar?

Por aqui, seguiremos acompanhando o impacto da atualização no tráfego orgânico de sites. Segundo o Google, não houve quedas significativas em cliques desde a implementação nos Estados Unidos. E para os sites indicados por IA, houve aumento de acessos. Será que no Brasil será assim também?

Para descobrir, siga nossa cobertura! A SEO Happy Hour está no LinkedIn, newsletter e podcast.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *