Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 28/10/2024
4 min de leitura
Na última semana, o Google atualizou três documentações importantes:
Por enquanto os novos conteúdos estão apenas nas versões em inglês das páginas. Veja as traduções abaixo e entenda porque elas são importantes de um ponto de vista de SEO.
A documentação de estrutura de URL lista as boas práticas para facilitar a leitura para buscadores e pessoas – usar palavras ao invés de números, especificar diretórios de idiomas, usar hífen ao invés de underline, etc.
Agora, também há mais detalhes sobre parâmetros de URL, que são fragmentos de URL para facilitar a leitura de conteúdo.
A recomendação é usar sinal de igual (=) para separar os valores, e o e comercial (&) para separar diferentes parâmetros na mesma URL.
Ficaria assim:
https://site.com/categoria?vestidos&sort=low-to-high&color=blue
Deve-se evitar dois pontos (:), colchetes ([]) e vírgulas para fazer a separação.
Estas práticas já haviam sido apresentadas na documentação de navegação facetada. Nesta página também está a explicação: os rastreadores têm dificuldades em interpretar certos caracteres e podem não entender exatamente quais são os parâmetros da URL.
Favicons são pequenas imagens que representam um site. Veja destacado abaixo em um resultado de pesquisa:
Há uma série de diretrizes para que elas sejam lidas e exibidas pelo Google, como não mudar frequentemente de URL e nem ser bloqueada para indexação.
A documentação foi atualizada com a seguinte linha:
Seu favicon deve ser quadrado (aspecto 1:1) e ter ao menos 8x8px. Apesar desse tamanho mínimo, recomendamos usar um favicon que seja maior do que 48x48px para ter boa visibilidade em vários tamanhos de tela. Qualquer formato de favicon é aceito.
Vale a pena revisar os favicons do seu site. Quando o Google não consegue rastrear o ícone, exibe uma imagem padrão – um pequeno globo em cor cinza. Ela oferece pouca visibilidade na Pesquisa Orgânica, o que pode levar a quedas de CTR das páginas.
O Google criou uma página chamada “começando com o Google Trends”. Ela traz tutoriais para várias aplicações da ferramenta, como análise de tendências, criação de calendário editorial, análise de concorrência e de percepção de marca.
Os conteúdos têm base em uma série de vídeos que a equipe de desenvolvedores do Google Trends produziu ao longo dos últimos meses. Em cada episódio, porta-vozes e engenheiros ensinam como usar a ferramenta.
Você pode ver abaixo em inglês:
Estamos publicando traduções desses vídeos aqui no blog da SEO Happy hour. Além do conteúdo em português, também adaptamos todos os exemplos para o Brasil – e incluímos alguns detalhes específicos das ferramentas.
Leia aqui:
__
Gostou das atualizações? Para acompanhar todas as novidades do Google, siga a SEO Happy Hour no LinkedIn e no YouTube e acompanhe nossa newsletter e podcast.
Comentários