Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 31/10/2024
5 min de leitura
A OpenAI finalmente revelou o seu mecanismo de busca nesta quinta-feira, dia 31. Está dentro do ChatGPT e funciona como um “misto” entre um buscador padrão e a interface de conversa da LLM.
Basta clicar em “buscar na web” (é o ícone de um globo) para que o ChatGPT pesquise em um índice para gerar a resposta.
Todas as respostas mostram a fonte das informações, e também é possível ver uma lista adicional de sites sobre o assunto. Esta é uma potencial fonte de tráfego orgânico para os sites indicados pela LLM.
Veja um exemplo abaixo:
Até aqui, a funcionalidade não tem um nome oficial. A OpenAI chama apenas de “ChatGPT search”. Durante o período de testes, o nome era SearchGPT.
De acordo com o anúncio oficial da ferramenta, ela foi planejada para oferecer respostas precisas e rápidas. Os principais diferenciais são a agilidade e praticidade para pesquisar.
Encontrar respostas úteis na internet pode demandar muito esforço. Frequentemente precisa de múltiplas pesquisas e navegar por vários links para encontrar fontes confiáveis e a informação correta para você.
Agora, o Chat pode te entregar respostas melhores: faça perguntas de forma natural, em estilo de conversa, e o ChatGPT pode responder com informação da web. Você pode se aprofundar com questões adicionais e o ChatGPT vai considerar o contexto completo da conversa para te entregar uma resposta melhor.
Ou seja: a principal diferença é a interface e o jeito de conversar com o buscador. No mais, as funções parecem bastante semelhantes com o que o Google já oferece.
Um detalhe interessante é que a OpenAI fez uma parceria com empresas de notícias para alimentar os recursos do buscador. O objetivo é ter informações sempre atualizadas e geração de dados parecidos com os resultados ricos do Google.
Por exemplo, categorias específicas como previsão do tempo, mercado de ações, esporte, notícias e mapas têm interfaces diferentes de uma resposta padrão do ChatGPT:
O ChatGPT tem mais potencial de gerar tráfego orgânico para empresas. As fontes usadas em todas as respostas aparecem de forma explícita no conteúdo.
Anteriormente, o ChatGPT já testou tornar links mais visíveis. Agora, são links diretos para blogs e portais de notícias. E, quando você clica nas fontes, aparece uma sidebar com links úteis para você clicar e explorar mais resultados.
O comunicado explica da seguinte maneira:
A Pesquisa no ChatGPT conecta pessoas com conteúdo original e de alta qualidade publicado na internet e o torna parte da convresa. Integrar pesquisa com uma interface de chat é uma nova forma de engajar com a informação para as pessoas, e novas oportunidades de alcançar mais audiência para criadores de conteúdo. Esperamos ajudar pessoas a descobrirem sites, enquanto trazemos mais opções de pesquisa.
Um diferencial interessante levantado pelo The Verge, uma das empresas de mídia parceiras da OpenAI, é que o ChatGPT não tem propagandas.
Não há resultados patrocinados aparecendo no topo da página, nem no meio das respostas de IA.
A publicação questiona se o ChatGPT search será sustentável para não-assinantes, ou se haverá limitações para quem não é assinante.
O buscador é uma versão ajustada do GPT-4 o, um dos modelos de linguagem mais recentes da OpenAI.
A explicação técnica traduzida é:
O modelo de busca é uma versão ajustada do GPT-4, pós-treinada usando técnicas inovadoras de geração de dados sintéticos, incluindo a destilação de saídas do OpenAI o1-preview. O ChatGPT Search utiliza provedores de busca de terceiros, além de conteúdo fornecido diretamente por nossos parceiros, para oferecer as informações que os usuários procuram.
Segundo o The Verge, há esforços para manter os conjuntos de dados de treino do mecanismo pesquisa atualizados, e o processo de treinamento será diferente de outros modelos.
A publicação sugere também que as “alucinações” serão menos comuns. Esse é um termo para quando uma LLM não consegue gerar uma resposta correta, então “inventa” informações.
Segundo um porta-voz da OpenAI, isso acontecia frequentemente devido à falta de informações atualizadas. Logo, tendo um índice próprio e atualizado, não seria necessário “criar” dados para responder às pessoas.
Também há a expectativa de que haja esforços contínuos para tornar as respostas cada vez mais precisas. Certamente a OpenAI acompanhou o fiasco do lançamento das AI Overviews do Google nos EUA e está de olho nas eleições norte-americanas, período fértil para fake news.
O recurso acabou de ser lançado, mas certamente causará bastante impacto no mercado de SEO. Futuramente haverá integração para melhorar resultados sobre viagens e produtos, o que pode tornar a OpenAI uma concorrente ainda maior para o Google.
Até aqui, sabemos os recursos principais do ChatGPT search, mas não conhecemos os bastidores.
Sabemos que a OpenAi é parceira de vários grupos de mídia. Essa relação influencia os resultados de pesquisa? E quem bloqueou o rastreador da OpenAI, ficou de fora? Esses portais perderão tráfego orgânico nos próximos meses?
São várias perguntas ainda sem respostas – mas, aqui na SEO Happy Hour, estamos de olho em tudo! Para não perder nada, siga-nos no LinkedIn e no YouTube e acompanhe nossa newsletter e podcast.
Comentários