Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 21/05/2024
6 min de leitura
Google analisa sites classificados “injustamente” como criadores de conteúdo irrelevante, mas resultados devem aparecer apenas em novos updates.
O Google está investigando o desempenho de sites após as atualizações de conteúdo útil. A equipe de Pesquisa Orgânica entende que os sistemas estão “misturando” sites que publicam conteúdo útil com os sites que publicam conteúdo irrelevante, em alguns cenários.
Quando isto acontece, o tráfego dos sites despenca. No Twitter, há relatos de quedas de 95% de visibilidade após os updates de setembro de 2023 e março de 2024.
As informações são de dois porta-vozes do Google, John Mueller e Danny Sullivan. Na última semana, ambos estiveram ativos no Twitter esclarecendo como os sistemas de classificação funcionam e quais serão os próximos passos.
Há um descontentamento geral na comunidade de SEO com os últimos updates do Google. A visão geral é que há diversas páginas classificadas incorretamente como conteúdo irrelevante. Sobre o assunto, John Mueller explicou que:
“Não posso fazer promessas, mas o time que está trabalhando nisso está explicitamente analisando como sites podem/vão melhorar na Pesquisa Orgânica para o próximo update. Seria ótimo mostrar a mais visitantes o conteúdo que as pessoas trabalharam duro para criar, e sites que levam o conceito de informação útil para o coração.”
Não há detalhes ou previsões de quando será este próximo update. A expectativa era que os sites melhorassem durante a última atualização, em março de 2024, mas isto não aconteceu.
Em uma longa resposta sobre as atualizações recentes, Danny Sullivan reconheceu que os algoritmos do Google nem sempre conseguem identificar corretamente quando um conteúdo é “útil” ou não.
Ele escreveu um texto sobre o assunto, com uma visão detalhada sobre os sistemas atuais de classificação. Está no tweet abaixo, publicado em resposta a uma profissional que afirma que seu site perdeu 95% do tráfego.
“Reconheço que há sites ‘pequenos’ ou ‘independentes’, ou como queira chamar, que estão diligentemente produzindo bons conteúdos, mas nossos sistemas não estão o reconhecendo como deveriam. Também há muito conteúdo ruim sendo penalizado, e bom conteúdo performando bem”.
Segundo Danny, é possível pensar em melhorias em alguns aspectos:
O porta-voz também esclareceu que não haverá mudanças do dia para a noite. Ele já havia explicado que a recuperação pode levar meses. A visibilidade só aumenta quando há um esforço de longo prazo para publicar conteúdo de qualidade.
O core update de março de 2024 substituiu o sistema de conteúdo útil do Google. Até então, havia um algoritmo específico para analisar se uma página é relevante ou não. Agora, há diferentes sinais e sistemas se comunicando para fazer esta leitura.
Existem alguns critérios de análise para conteúdo de páginas de forma individual e isolada, e outros que observam o site como um todo. Logo, não adianta ter “algumas” páginas úteis, se o site em geral hospeda conteúdo considerado de baixa qualidade.
Para John Mueller, sites são impactados como um todo, pelo menos por enquanto. Veja a explicação abaixo:
“Imagino que para a maioria dos sites fortemente afetados, os efeitos serão no site como um todo por enquanto, e demorará até o próximo update para ver efeitos positivos tão fortes (assumindo que o site esteja significantemente melhor do que antes)”.
A discussão começou com um post de Glenn Gabe, especialista em SEO e autor de um estudo que mostra que nenhum site se recuperou das atualizações de conteúdo útil. O tweet explica que algumas punições podem afetar seções inteiras de um site, como um subdomínio específico.
O post de Glenn, por sua vez, é uma resposta a outro tweet de John Mueller. O porta-voz explicou que é impossível analisar apenas o conteúdo para determinar quando exibir um site. Veja abaixo:
“[A classificação] depende. Idealmente, tanto quanto é possível é feito no nível de página. Na prática, não é possível, então também há sinais para o site como um todo (e para seções de um site). E não é algo direto, mesmo fora de cenários como “conteúdo útil”. Por exemplo, você pode analisar uma página individualmente para conteúdo adulto, mas ainda assim é necessário aplicar sinais para uma seção inteira, para evitar mostrar páginas de termos de serviço de um site adulto sem intenção”.
Outro ponto de discussão é a presença de Inteligência Artificial na Pesquisa Orgânica. Há reldatos de sites que não aparecem nos resultados orgânicos, mas estão nas AI Overviews.
AI Overview, ou resumos de IA, são respostas que aparecem no topo da página da SERP. O recurso foi lançado de forma oficial na última semana, durante o Google I/O.
Fora esta situação de exibir conteúdo irrelevante, também há cenários em que a IA replica resultados orgânicos ou inclui palavrões nas respostas.
É importante esclarecer que, embora John Mueller e Danny Sullivan não sejam engenheiros do Google, eles fazem parte da equipe de Pesquisa Orgânica.
Os porta-vozes são uma “ponte” entre os profissionais que desenvolvem os sistemas e o público-geral.
É importante ter este contexto para entender as nuances das falas de cada um no Twitter ou no Reddit.
Por exemplo, quando Danny Sullivan diz que “está analisando” um site, significa que ele está coletando feedback para a equipe de engenharia, não que ele está atualizando algum sistema.
__
Você foi afetado pelo Helpful Content Update? Acompanhe a SEO Happy Hour para descobrir estratégias e boas práticas que podem te ajudar na sua recuperação. Publicamos uma newsletter e um podcast semanalmente, além de novos conteúdos diariamente no LinkedIn.
E, caso precise de ajuda para retomar o crescimento do seu site, entre em contato conosco!
Comentários