Core update de agosto de 2024 promete exibir mais conteúdo útil no Google

O Google anunciou nesta quinta-feira, 15, o core update de agosto. Esta atualização segue o objetivo do Google de exibir mais conteúdo útil nos Resultados Orgânicos. No anúncio oficial, este conteúdo é descrito como “feito para pessoas, não para mecanismos de busca”.

A atualização já era esperada. Também já se imaginava que as principais mudanças seriam sobre a exibição de conteúdo útil.

Este update leva em conta o feedback de criadores de conteúdo sobre as suas atualizações recentes. Muitos donos de sites viram quedas bruscas de tráfego desde outubro de 2023. Eles argumentaram que produziam conteúdo original e ainda assim foram penalizados.

Por isso, se você viu seus resultados de SEO caindo nos últimos meses, talvez agora fique mais fácil se recuperar, desde que tenha feito melhorias no site. 

O que é o core update de agosto de 2024?

Os principais destaque da atualização são:

  • Foco em sites de todos os tipos de tamanhos que produzem conteúdo original, inclusive os pequenos ou independentes;
  • Melhorar a leitura das melhorias de SEO dos sites.

Em julho de 2024, Danny Sullivan, porta-voz do Google, mencionou que a atualização estava a caminho e listou dois portais com quem o Google estava conversando sobre conteúdo útil:

  • HouseFresh, especializado em recomendações de produtos de ventilação doméstica;
  • RetroDodo, especializado em aparelhos e jogos de videogame retrô.

Ambos os sites são dos Estados Unidos e viralizaram com críticas às atualizações recentes de conteúdo. 

O histórico de conteúdo útil nas atualizações do Google

As últimas atualizações do Google foram centradas no conceito de conteúdo útil. Basicamente, a prioridade do buscador é exibir conteúdo que os visitantes gostam de ler. Páginas que parecem ter sido criadas apenas pensando nos mecanismos de busca perderam prioridade.

Tudo começa em 2022, com o lançamento do sistema de conteúdo útil para avaliar a qualidade das páginas indexadas. Em outubro e novembro de 2023, o sistema foi atualizado e a partir daí houve diversos relatos de quedas de tráfego orgânico. 

Em março de 2024, o Google deixou de ter um único sistema para avaliar conteúdo útil. Essa avaliação foi integrada aos diversos outros algoritmos do buscador. A atualização foi a maior já vista, levando mais de um mês para ser concluída.

A questão é que até o início de 2024, nenhum site afetado pelas atualizações havia se recuperado. Mesmo os que continuaram investindo em conteúdo de qualidade não viram o tráfego subir. 

O Google reconheceu problemas na classificação de páginas em maio de 2024, quando anunciou interesse em exibir mais conteúdo útil. Veremos estas mudanças (e se elas darão certo ou não) nesta atualização de agosto. 

Google atualiza página de ajuda sobre core updates

Além de anunciar o Core Update, o Google também editou a página de ajuda sobre core updates. Ela traz informações valiosas sobre como funcionam as atualizações e como se preparar para elas. Até a data de publicação deste post, o conteúdo novo está apenas na versão em inglês. 

Veja abaixo os pontos mais relevantes da nova versão:

Como funcionam os core updates?

A página informa que é normal ver oscilações de resultados no site durante as atualizações de conteúdo útil. O Google compara esse processo como atualizar uma lista de “filmes preferidos”:

Uma maneira de pensar sobre uma atualização principal é imaginar que um amigo pediu suas principais recomendações de comida. Embora você tenha uma lista de seus 20 restaurantes favoritos, as coisas mudaram desde que você escreveu inicialmente em 2019. 

Alguns novos restaurantes que não existiam antes agora são candidatos para sua lista. Você pode reavaliar alguns restaurantes e perceber que eles se movem para uma posição mais alta na lista, dada a quantidade de experiências consistentemente positivas que você teve lá, ou para explicar a preferência do seu amigo por restaurantes que aceitam cães. 

A lista mudará, e os restaurantes que descem não são necessariamente “ruins”; há apenas outros restaurantes que estão no seu top 20.

Avalie quedas de tráfego no Google Search Console

A página ensina a fazer uma auditoria de queda de tráfego usando o Search Console. Isso é indicado caso você veja mudanças de resultados e suspeite que elas estão relacionadas com o core update.

Os passos são:

  1. Confirmar que o core update terminou de ser implementado. Isso pode ser feito na página de status do Google;
  2. Espere uma semana até o fim do core update. Compare essa semana com uma semana anterior antes do update ter começado; 
  3. Revise suas páginas e consultas. Entenda como elas performaram antes e depois do core update. Verifique se as quedas de tráfego são grandes ou pequenas;
  4. Se as quedas forem pequenas, como cair da posição 2 para 4: a sugestão é não fazer nada.
  5. Se a queda for grande, como da posição 4 para 29: a sugestão é fazer uma análise mais profunda.
  6. Analise diferente tipos de pesquisa separadamente: assim você pode entender se a queda aconteceu em Pesquisa Orgânica, Imagens, Vídeo, ou Notícias. 

Analisando quedas grandes de tráfego

Se o seu site tiver quedas muito bruscas, ou que afetem o site como um todo, o Google indica fazer uma autoavaliação de conteúdo útil.

As recomendações são:

  • Analisar o site como um todo, de forma objetiva, inclusive pedindo a opinião de outras pessoas;
  • Analisar as páginas mais impactadas para tentar entender se elas realmente são úteis, ou se há outras páginas na internet que ajudam mais um possível visitante. 

Se precisar de ajuda para fazer essa análise, entre em contato conosco! Somos especialistas em ajudar sites a crescerem de quedas causadas por updates do Google. Preencha este formulário e descreva como podemos te ajudar. 

Como se preparar para o core update

A página menciona três ideias que você deve ter em mente ao editar as suas páginas para se alinhar às diretrizes de conteúdo útil: 

  • Evite fazer mudanças rápidas. Ao invés disso, concentre-se em mudanças que façam sentido no longo prazo e que ofereçam boa experiência de navegação aos visitantes do seu site;
  • Melhore seu conteúdo. O Google prioriza cada vez mais conteúdo útil, então faz sentido melhorar as páginas do seu site para torná-las mais atraentes, agradáveis e fáceis de ler e navegar;
  • Evite excluir páginas. Faça isso só se você achar que elas são realmente muito ruins. O Google avalia a “utilidade” do conteúdo dos sites como um todo, então excluir conteúdo inútil pode melhorar o desempenho do seu site. Se muitas páginas do seu site se enquadram nesse cenário, revise as suas estratégias de publicação para priorizar pessoas, não mecanismos de busca.

Quanto tempo as alterações levam para surtir efeito?

A página de ajuda explica que não há um prazo específico para ver melhorias depois de atualizar o conteúdo do site: 

Se você fez melhorias, pode levar algum tempo para ver um efeito nos resultados da Pesquisa: algumas alterações podem entrar em vigor em alguns dias, mas pode levar vários meses para que nossos sistemas aprendam e confirmem que o site como um todo agora está produzindo conteúdo útil, confiável e voltado para as pessoas a longo prazo. Se já se passaram alguns meses e você ainda não viu nenhum efeito, isso pode significar esperar até o próximo core update.

__

E aí, ficou com medo da atualização? Animado? Com esperança de retomar crescimento?

Por aqui, estamos animados pelos próximos capítulos! Estamos acompanhando tudo e postando as novidades nos canais da SEO HappyHour no LinkedIn, newsletter e podcast.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *