Google explica porque erros soft 404 são ruins para SEO

Esse tipo de erro limita o crawl budget do site e impede páginas de aparecerem corretamente na Pesquisa Orgânica; aprenda como resolver. 

Gary Illyes, engenheiro do Google, explicou as duas razões pelas quais erros “soft 404” são ruins. Eles acontecem quando uma página retorna um status HTTP 200 (OK), mas deveria retornar status HTTP 404 – não encontrado. Esse tipo de erro consome recursos importantes para SEO.

Os principais problemas são:

  1. Acontece um desperdício de crawl budget.
  2. Estas páginas serão filtradas durante a indexação e provavelmente não serão exibidas

Em um post no LinkedIn, o engenheiro disse que esse tipo de erro são as “maldições da minha existência (e de outros robôs também)”. 

Veja abaixo como o erro funciona, porque acontece e porque é problemático.

O que é erro soft 404?

Acontece quando uma página é interpretada como “não encontrada”, mas retorna para o servidor um código de resposta 200 (OK), ao invés de 404 (não encontrado).

O erro pode acontecer por algumas razões:

  • Conteúdo ausente ou de baixo valor;
  • Problemas durante a remoção de páginas; 
  • Má configuração do servidor.

Temos um guia completo sobre soft 404 no blog da SEO Happy Hour. Recomendamos a leitura!

O que é crawl budget?

O crawl budget que Gary Illyes menciona é o número de páginas que o Googlebot consegue rastrear. Ele é a “taxa” de páginas do seu site que podem ser rastreadas.

Esse conceito existe porque existem milhões de novas páginas sendo publicadas na internet e os buscadores não conseguem rastrear todas. Parte do trabalho de SEO é otimizar esse processo, para que os recursos sejam gastos com páginas que realmente importam. 

Diversos fatores influenciam no crawl budget de um site, como quantidade de páginas, arquitetura de site, tipo de páginas, frequência de atualização, entre outros. Normalmente sites maiores, com milhares de páginas, precisam dar atenção ao crawl budget, 

Como erros soft 404 prejudicam a visibilidade de sites?

Gary Illyes compara o soft 404 com ir a uma cafeteria e ser iludido pelo cardápio:

Imagine que você vai a uma cafeteria depois de consultar o menu online e pede um corn latte com leite de iaque. Eles não têm, apesar do que diz o menu. Você pede um espresso médio. Não tem. Tá, então você pede um matcha latte com leite de castanhas. Também não tem. Frustrante!

De acordo com ele, o soft 404 não é um problema do ponto de vista do visitante, mas confunde os robôs do Google. Veja a explicação, com tradução e grifos nossos:

Embora não faça tanta diferença que a página de erro apresente um código HTTP 200 (OK), os rastreadores usam os códigos de status para interpretar se uma requisição foi bem-sucedida, mesmo se o conteúdo da página for basicamente apenas uma mensagem de erro. Eles podem voltar à página várias vezes, desperdiçando recursos, e se houver muitas páginas assim, exponencialmente mais recursos. Tudo isso enquanto poderiam estar buscando páginas reais, com conteúdo útil.

Como corrigir erros soft 404?

Existem diferentes formas de abordar o problema, dependendo de sua causa. 

  • Quando a página e conteúdo não existem mais: faça com que ela retorne o status 404 no servidor e indique páginas relevantes na mensagem de erro;
  • Quando a página e conteúdo ainda existem: melhorar conteúdo e/ou usabilidade e apresentar o status 200 (OK);
  • Quando a página está em outra URL: faça um redirect 301.

__

Gary Illyes está fazendo uma série de posts sobre erros 404 no LinkedIn. Recentemente ele explicou quando é importante corrigir códigos 404.

Continue nos acompanhando para ver todas as notícias, atualizações e análises mais atuais sobre SEO! Além do nosso site, também postamos conteúdo em newsletter, podcast e LinkedIn!

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *