Novo update do Google está a caminho – mas sites afetados pelo HCU não devem esperar recuperação

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

  • Data de publicação da notícia.

    Atualizado em 31/10/2024

  • Tempo de leitura da notícia.

    5 min de leitura

Possivelmente teremos uma nova atualização de algoritmos do Google. A informação foi revelada no Web Creator Summit, evento da big tech com criadores de conteúdo e donos de sites.

Até aqui, não sabemos nenhum detalhe da atualização, como data, o que vai mudar, ou se trará grandes mudanças. O que sabemos é que não podemos esperar que ela mexa significativamente os ponteiros para sites afetados pelo HCU.

Por enquanto, não há nenhum comunicado nos canais oficiais do Google. Todas as informações têm como base os relatos de participantes do evento, publicados em seus blogs pessoais ou redes sociais.

Veja abaixo:

Se você foi afetado pelo HCU, não espere uma recuperação rápida. Eles nos falaram repetidamente que uma atualização está chegando “muito em breve” e para não esperar recuperação. Se o Feedback desse evento for levado em consideração, não será neste update OU no próximo, TALVEZ no seguinte.

A versão do Google sobre o Helpful Content Update

O Helpful Content Update, ou HCU, foi uma atualização do Google para diminuir os sites irrelevantes na Pesquisa Orgânica. Gerou polêmica porque muitos sites pequenos e independentes tiveram quedas de tráfego expressivas.

Segundo porta-vozes do Google, é impossível garantir que estes sites voltem a crescer. Mesmo se fosse possível “voltar atrás” nesta atualização, dificilmente os sites estariam na mesma posição, devido a outros recursos do buscador, como AI Overviews, que podem impactar taxas de cliques.

Danny Sullivan, porta-voz do Google e engenheiros da Pesquisa Orgânica, e Pandu Nayak, atual VP de engenharia do Google, participaram da conversa. 

O posicionamento oficial da big tech foi o mesmo de sempre: “não podemos garantir que todos vão se recuperar, nem que vão retomar o tráfego que tinham em setembro”.

Nas palavras de Danny:

Em Agosto alguns sites viram recuperação, mas algumas pessoas estão falando que querem voltar ao que era em setembro. Mas Setembro não vai voltar, o formato dos resultados de pesquisa mudou como um todo.

Vejo sites tendo plena certeza que foram afetados pelo HCU, mas na verdade caíram poucas posições. Sair de top 1 para top 2 pode ter muito impacto. Então é bem complicado. É por isso que é um processo gradual. A questão é observar os updates.

O Google provavelmente terá outro em breve, mas não refletirá o que falamos hoje porque não podemos voltar atrás e fazer mudanças rápidas. 

A versão dos criadores de site sobre o Helpful Content Update

Morgan, dona do portal Charleston Crafted, documentou a experiência no Twitter. 

Ela elogiou Danny Sullivan pela iniciativa, mas criticou os demais funcionários da big tech pela falta de direcionamento sobre o que fazer daqui em diante. 

Na visão dela, os funcionários não estavam acostumados a “serem desafiados” e não tinham respostas claras de como os donos de site deveriam lidar com o novo cenário da Pesquisa Orgânica. 

Em geral, ela não parece muito otimista com o futuro:

Se você foi afetado pelo HCU e depende do Google, SIGA EM FRENTE. Eles deixaram claro que TALVEZ alguns de nós POSSAM se recuperar ALGUM DIA, mas não todos, e quem sabe quando. Monte um produto, invista em outras fontes de tráfego, arrume outro emprego.

Mike Hardaker também participou do evento. Ele foi mais otimista nas suas considerações, explicou que foi uma oportunidade interessante de aprendizado, e que a equipe do Google reconheceu que a Pesquisa Orgânica não está em seu momento ideal.

Alguns pontos destacados por ele foram:

  • O Google entende pesquisas anteriores dos visitantes (quando alguém faz pesquisas diferentes em sequência no buscador);
  • Atender à intenção de busca é fundamental;
  • A big tech está ativamente tentando “filtrar” conteúdo feito “por e para pessoas reais” do conteúdo genérico feito com IA.

Não são informações realmente novas, apenas a confirmação do que já sabíamos (e colocamos em prática aqui na SHH). 

O que sites atingidos pelo HCU devem fazer?

A resposta padrão do Google para essa pergunta sempre é: “continue produzindo conteúdo de qualidade, estamos acertando nosso algoritmo”.

Mas como fazer isso sem garantias de que vai dar certo? E, principalmente, sem ter retorno financeiro?

Temos vários conteúdos aqui no site da SEO Happy Hour ensinando o que você pode fazer. 

E, não se preocupe! Alguns criadores e donos de sites estão pessimistas sobre o futuro, mas por aqui estamos vendo clientes voltando a crescer de forma consistente.

Se você precisa de apoio para recuperar o seu tráfego, entre em contato conosco! Somos especializados em todas as áreas de SEO, de conteúdo às questões técnicas mais complexas. 

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *