OpenAI lança seu mecanismo de busca, o SearchGPT

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (25) o seu produto de pesquisa. O SearchGPT é descrito como um “protótipo temporário” e está em fase de testes com um grupo restrito de pessoas. As melhores funcionalidades devem ser integradas ao ChatGPT no futuro. 

A ideia é combinar a usabilidade do ChatGPT com pesquisas em resultados da web em tempo real. Estes são alguns detalhes sobre o projeto:

  • Está sendo testado com um pequeno grupo de usuários e editores de conteúdo;
  • É possível se cadastrar para uma lista de espera para usar o recurso;
  • Ele é projetado para oferecer respostas diretas;
  • Está sendo desenvolvido em parceria com editores de conteúdo.

Como é o mecanismo de busca da OpenAI?

O slogan do buscador é “uma nova forma de pesquisar”.

As primeiras imagens indicam um uso parecido com o ChatGPT: você faz uma pergunta e recebe uma resposta resumida. O diferencial é que há muito destaque para as fontes usadas para elaborar essa resposta.

Ou seja, não há problemas de “transparência” com as fontes de pesquisa usadas. Também fica mais fácil interagir com os sites e clicar para ver conteúdo adicional. 

O buscador exibe ainda uma barra lateral com diferentes opções de conteúdo e de outros sites para explorar.  

Também é possível fazer perguntas complementares, igual acontece no ChatGPT. Essa é a combinação dos conceitos de “conversa” e “pesquisa na web” mencionada pela OpenAI

A premissa deste modelo é que:

Obter respostas na internet pode necessitar muito esforço, às vezes precisando de várias tentativas para encontrar resultados relevantes. Acreditamos que melhorando as habilidades conversacionais dos nossos modelos com informações em tempo real publicadas na internet, será mais fácil e rápido encontrar o que você está procurando.

Outro detalhe é que o SearchGPT pode mostrar resultados que vão além do texto. Veja algumas possibilidades:

Parcerias com editores de conteúdo

Frequentemente há críticas de que as LLMs “roubam” conteúdo publicado na internet para formular suas respostas. O anúncio oficial da OpenAI rebate esta ideia com uma explicação de como o recurso pretende se conectar com as intenções de cada visitante. Veja abaixo:

Estamos empenhados em criar um ecossistema próspero de editores e criadores de conteúdo. Esperamos ajudar os visitantes a descobrir sites e experiências, enquanto trazemos mais possibilidade de escolha para a pesquisa. Por décadas, pesquisas foram a principal forma de alcançar usuários. Agora, estamos usando IA para melhorar essa experiência ao destacar conteúdo de alta qualidade em uma interface conversacional, com múltiplas oportunidades para os visitantes se engajarem.

OAI-SearchBot, o novo rastreador para Pesquisa

O SearchGPT tem um robô próprio, chamado OAI-SearchBot. Ele já está presente na lista de bots da OpenAI.

Sua descrição é:

OAI-SearchBot é para pesquisa. Ele é usado para linkar e exibir sites nos resultados de busca do protótipo SearchGPT. Ele não é usado para rastrear conteúdo para treinar modelos de IA generativa da OpenAI. Para ter certeza de que seu site pode aparecer nos resultados de pesquisa, recomendamos permitir OAI-SearchBot no robots.txt do seu site. 

Isso é relevante porque muitos sites bloqueiam acesso aos crawlers do ChatGPT pois não querem seu conteúdo sendo usado para treinar os algoritmos. Quem quiser ficar de fora do SearchGPT terá de bloquear o novo robô também. 

O futuro da busca com IA

A OpenAI afirmou que pretende melhorar a experiência em pesquisas locais e e-commerces. Ainda não há detalhes sobre como acontecerá, mas devemos ver novidades nos próximos meses.

O anúncio da OpenAI surgiu um dia após o Bing anunciar recursos de IA generativa integrados ao buscador

___

Por aqui, seguimos atentos aos impactos dessas novidades. Será que em breve veremos SEO para Inteligência Artificial?Postaremos as novidades em nossos canais do LinkedIn, newsletter e podcast. Siga-nos e não perca nada!

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *